quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Viação Saens Peña só começa operar em S. José em fevereiro

By Isabela Sandrini/Carolina Teodora
São José dos Campos/SP.
A Prefeitura de São José dos Campos adiou para fevereiro a entrada da Viação Saens Peña no sistema de transporte público. A transição estava prevista para começar neste sábado.
A empresa carioca vai assumir as 28 linhas do lote 1 em um único dia, 7 de fevereiro, --diferente do planejado inicialmente e da forma de transição aplicada pelas empresas Expresso Maringá (lote 3) e Júlio Simões (lote 2) -- que entraram no sistema de forma gradativa em 2008.
Até lá, cerca de 90 mil passageiros por dia continuam sendo atendidos em caráter precário pelo Grupo São Bento --que está sob intervenção judicial-- e que hoje é responsável pelas linhas do lote 1.
Pane. O Sindicato dos Condutores teme que a decisão da prefeitura, de fazer a transição de todas as linhas em um único dia, gere uma pane no sistema.
Os passageiros não estão adaptados a nova cor dos coletivos nem a mudança do letreiro, explicou José Carlos de Souza, presidente do sindicato.
“Pode acontecer ainda um tumulto na garagem entre os motoristas que não sabem ao certo quais serão os seus ônibus e até um problema no sistema de bilhetagem eletrônica”, disse. Segundo ele, o sindicato vai acompanhar todo processo da transição.
Trabalhadores. O secretário de Transportes, Anderson Farias Ferreira, disse que a mudança na data aconteceu para garantir direitos dos trabalhadores.
Neste processo, os cerca de 600 funcionários do Grupo São Bento serão admitidos pela Viação Saens Peña e o atraso no início da transição, segundo Ferreira, é para que todos eles pudessem cumprir o aviso prévio e as férias, a qual alguns tinham direito.
“Não haverá nenhum prejuízo aos usuários. Essa tem sido nossa principal preocupação”, afirmou. Segundo ele, uma campanha de divulgação será feita na primeira semana de fevereiro para que os usuários conheçam os novos coletivos.
Ele disse ainda que os novos ônibus contam com mais letreiros --na parte da frente e lateral-- e que os motoristas estão sendo orientados a parar no ponto mesmo que não seja pedido pelos usuários.
Sobre os trabalhadores, ele informou que todo estão por dentro do processo.
“Os trabalhadores já começaram a conhecer os novos ônibus da Viação Saens Peña, então não haverá nenhum prejuízo e a transição ocorrerá de maneira tranquila”, disse.
Informação. A Viação Saens Peña informou que até as 16h de ontem não havia sido notificada oficialmente pela prefeitura sobre a nova data do início da operação. A empresa venceu a licitação em outubro de 2010 por oferecer o maior valor da outorga onerosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...