quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Autocarro eléctrico da CaetanoBus...

Autocarro eléctrico da CaetanoBus saiu da linha de produção...
O primeiro autocarro eléctrico da CaetanoBus de nova geração, Caetano 2500 EL, saiu da linha de montagem da fábrica de Vila Nova de Gaia, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, entre outras individualidades. O primeiro-ministro referiu que se tratou de um «trabalho bem feito a favor da indústria nacional e do País», acrescentando que constitui um contributo para por Portugal na linha da frente das energias renováveis e da mobilidade eléctrica. «O autocarro eléctrico faz parte do futuro», afirmou Sócrates. «Não faz barulho e não tem emissões», salientou, adiantando que se enquadra na estratégia nacional delineada há cinco anos no âmbito das energias renováveis que tem como objectivo reduzir a dependência energética do País, o endividamento externo e as emissões de dióxido de carbono. O governante destacou ainda o papel que o autocarro eléctrico pode desempenhar no âmbito das energias energéticas, designadamente das eólicas, uma vez que a produção efectuada de noite, em horas de menor consumo, pode ser armazenada nas baterias dos veículos eléctricos, garantindo uma gestão mais eficiente da energia.
O Caetano 2500EL foi concebido, desenvolvido e produzido pela CaetanoBus, em estreita parceria com a Efacec e o INEGI. O projecto contou com o envolvimento de 100 colaboradores da empresa, dos quais 25 estão directamente envolvidos na parte de desenvolvimento. O chassis também foi produzido em Portugal, numa outra fábrica do Grupo Salvador Caetano, enquanto a carroçaria e os acabamentos foram efectuados nas instalações de Vila Nova de Gaia. O investimento total (incluindo chassis) ascendeu a quatro milhões de euros, incluindo um milhão de euros de apoio pelo QREN.
«O Caetano 2500EL é a primeira de muitas unidades que, com o crescimento do mercado eléctrico, vão passar a sair desta linha de produção, destinadas ao transporte colectivo em circuitos rotineiros e delimitados, ou seja, para o meio urbano e aeroportos», afirmou José Ramos, presidente da CaetanoBus. «Estamos perante um projecto de futuro que crescerá em sintonia com a aptência do mercado para as viaturas eléctricas, com a maturação tecnológica necessária à sua massificação e com a proliferação de uma rede de infra-estruturas de carregamento citadinas e dedicadas».
Construído com carroçaria em alumínio, o Caetano 2500EL assenta em chassis com piso rebaixado e possui motorização à frente, enquanto as baterias foram montadas nas paredes laterais para facilitar o acesso pelo exterior.
A primeira unidade apresenta uma largura de 2,55 metros e um comprimento exterior de 12 metros. No entanto, estão disponíveis outras variações, graças à sua construção modular. O autocarro oferece uma capacidade para 50 a 60 passageiros. A motorização é assegurada por um motor magnético síncrono de 150 kWh que alimenta as baterias de iões de lítio que têm uma capacidade de 150 kWh. A transmissão conta com duas velocidades de controlo automático. O tempo de carga desde vazio situa-se entre as 16 horas, em modo normal trifásico (10 kW), e as 4 horas, em modo rápido trifásico (62,5 kW). A autonomia será de aproximadamente cem quilómetros.
Na primeira fase, o Caetano 2500EL terá um custo aproximado de 500 mil euros, valor que poderá baixar com a produção em escala e o aumento da incorporação nacional, bem como a possibilidade de recorrer a baterias produzidas em Portugal, na fábrica da Renault-Nissan, em Cacia. A produção terá início no terceiro trimestre de 2011. As primeiras duas unidades irão participar em testes de estrada em Portugal e na Alemanha. Vila Nova de Gaia será a primeira cidade nacional a receber este veículo para um teste de três meses que será efectuado em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
por: Carlos Moura
Fonte da Publicação:  Transportes Em Revista Online

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