terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bauru: Transporte coletivo 100% acessível

O transporte coletivo urbano de Bauru acaba de se tornar 100% acessível apessoas com deficiência de mobilidade, antecipando-se ao prazo definidopara 2014 por lei federal.
Todos os 236 ônibus das concessionárias Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites já dispõem de equipamento elevatório de cadeira de rodas, completando plano de acessibilidade implementado a partir de 2006, como parte do programa de renovação periódica da frota. 
Neste ano, a empresa Cidade Sem Limites incorporou 15 ônibus novos à sua frota, que passa a ter idade média de 2,89 anos. A Baurutrans efetivou troca de 5 ônibus, registrando idade média de 2,78 anos. A Grande Bauru completa neste mês a renovação de 30 veículos; 22 já circulam e os 8 restantes serão entregues nos próximos dias pelas montadoras, levando a
média de idade a 2,03 anos. Todos os veículos novos possuem dispositivo de acessibilidade, assim como 20 ônibus semi-novos (carroceria longa, com corredor de 12 metros) incorporados também em 2011 à frota da Grande Bauru.
Além das plataformas elevatórias e nichos internos para fixação decadeiras de rodas, os novos ônibus apresentam também opção de assento dobrável, e banco para obesos, conforme previsto pelas normas que
regulamentam o setor. Assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com limitações físicas são sinalizados com adesivos de orientação.
Os ônibus são equipados com motores eletrônicos com menor emissão de poluentes (conforme determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente –Conama), são parametrizados para limitar a velocidade em 60 km/h, e têm carroceria com vedação para maior conforto acústico interior.
Fonte da Matéria: http://suacidade.org/
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...