segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rodobens apresenta ônibus para a Copa

A Rodobens Consórcio- uma das principais Financiadoras de ônibus e caminhões com atuação no Brasil - apresentou duas novidades aos empresários do transporte público recifense. A primeira, foi a apresentação formal dos Bus Rapid Transit (BRTs), que foram adotados pelo Governo Federal para serem usados durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A segunda é a tecnologia usada para que os ônibus e caminhões estejam de acordo com o Proconve 7, uma legislação para reduzir a emissão de poluentes. Só em Pernambuco, a empresa já fechou negócios da ordem de R$ 5 milhões para veículos com esse novo perfil. São 150 ônibus que serão entregues nos próximos 40 dias.
“Essa nova tecnologia irá majorar o valor dos veículos em algo entre 8% e 15%, mas as empresas de transporte público de Pernambuco já estão pensando em alguma solução para que esse valor não seja repassado para o consumidor final (os passageiros)”, disse o superintendente regional da Rodobens, Alencar Rocha. Qualquer veículo comercial, incluindo ônibus e caminhões, será obrigado a usar essa tecnologia a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. 
De forma geral, ela funciona da seguinte forma: um líquido (Arla 32) entra em contato com a fumaça produzida pelo carro e, após essa ação, o que é expurgado do veículo é vapor de água. O Arla 32 garante uma redução de 80% na emissão de material particulado e uma redução de 60% de óxido de nitrogênio.
Os BRTs, que também serão usados no Recife (o Governo de Pernambuco já garantiu R$ 426 milhões junto ao Governo Federal para obras de mobilidade, de acordo com dados fornecidos pela própria Rodobens), apresentam cinco características, de acordo com o engenheiro de transportes, Edgar Bertini Ruas: “pré-pagamento e embarque em nível, ônibus de alta perfomance, imagem distinta, vias exclusivas e sistema de acompanhamento eletrônico da frota para o usuário”. Os ônibus têm vida útil de, aproximadamente, 10 anos.
Fonte da Matéria: http://www.folhape.com.br

Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

1 comentários:

  1. Como disse Adamo Bazani, a copa não precisa desse tipo de ônibus. Quem precisa desse tipo de ônibus é a população.

    Se esse ônibus foi realmente feito "para a copa", quando acabar vai deixar de circular.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...