sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ônibus híbrido é destaque na Semana de Tecnologia da Fatec-SBC

Acontece de 16 a 19 de novembro, na unidade da Fatec São Bernardo, a Semana de Tecnologia de 2011, dirigida aos alunos da instituição e à comunidade interessada no tema. No dia 18, a Metra e a Eletra, empresas do Grupo ABC, participarão respectivamente exibindo um exemplar de sua frota de ônibus híbridos e com uma palestra sobre essa tecnologia. Os alunos terão a oportunidade de entrar no ônibus e ter acesso aos compartimentos para conhecer os componentes, acompanhados por um técnico que explicará o funcionamento de cada parte.
O diretor comercial da Eletra, José Antônio Nascimento, que abrirá a programação do dia 18 com a palestra “Desenvolvimento de ônibus elétrico híbrido”, vai explicar o que é esse veículo, quais os tipos de motor que existem para este meio de transporte e como é seu funcionamento. Para ele, “o evento vai despertar o interesse dos alunos para a área da tração elétrica, que já é uma tendência e vem crescendo muito hoje em dia”.
Além de apresentar a tecnologia dos ônibus híbridos, nos dias 16 e 17, a Metra, que responde pela operação do corredor exclusivo de ônibus ABD que interliga municípios do ABC e São Paulo, levará ao evento as esquetes teatrais que são apresentadas nos ônibus da empresa e distribuirá informativos sobre segurança no trabalho.
A EMTU (Empresa de Transportes Metropolitanos), que é parceira nessa ação, abordará temas ligados a transportes coletivos e montará uma sala expositiva sobre o ônibus movido a hidrogênio.
Pioneirismo
A Metra foi a primeira empresa no mundo a colocar em circulação o ônibus híbrido em operação comercial, em 1996. De fabricação da Eletra, empresa 100% nacional, o modelo utiliza a tração elétrica impulsionada por um conjunto motor-gerador a diesel. Como o próprio nome sugere, o ônibus híbrido utiliza duas fontes de energia. Uma é a elétrica, e a outra pode ser diesel, álcool ou gás. O sistema utilizado nas ruas da Grande São Paulo é composto por um motor a diesel que fornece energia para o motor elétrico que traciona o veículo.
Serviço
6ª Semana de Tecnologia Fatec – SBC
Local: Av. Pereira Barreto, 400- Centro, São Bernardo do Campo
Data: 16 a 19 de novembro
Horário: a partir das 8h30
Assessoria de imprensa da Metra
Ex-Libris ComunicaçãoIntegrada – tel 11-3266-6088
Célia Moreno – r. 208 / 8932-8880 – celiabmoreno@libris.com.br
Gustavo Angimahtz – r. 222 / 7444-1447 / 7765-1516 – gustavo@libris.com.br
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...