terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeitura e Carris renovam 13% da frota de ônibus em 2011

Veículos foram entregues pelo prefeito José Fortunati, no Largo Glênio Peres
Os usuários do transporte coletivo da Capital Porto Alegrense contam com 40 novos ônibus em circulação nas linhas da Região Leste, dos eixos Protásio Alves e Bento Gonçalves. Os veículos foram apresentados pelo prefeito José Fortunati, no Largo Glênio Peres. Além desses, outros 40 veículos deverão renovar a frota até o final de dezembro, totalizando 216 ônibus neste ano, o que representa a renovação em 2011 de 13% dos ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre. (fotos)
Todos os veículos que ingressam na frota da Capital têm acessibilidade universal, com elevadores para portadores de deficiência física. O universo de ônibus adaptados agora é de 757 veículos, correspondendo a 46,20% dos 1.663 veículos. Os ônibus da frota têm idade média de 3 anos e 11 meses, uma das mais novas do país. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos.
Ao fazer a entrega simbólica dos veículos, o prefeito reforçou a convicção de que o caminho para aprimorar a mobilidade nas grandes cidades é o investimento no transporte coletivo. "Esse ritmo de renovação da frota busca dar qualidade à circulação dos usuários e à mobilidade urbana. Faz parte de um conjunto de ações concretas que elevará ainda mais o patamar do transporte coletivo de Porto Alegre, beneficiando diretamente os mais de um milhão de usuários diários", afirmou Fortunati, destacando como projetos fundamentais para modernizar a circulação o Metrô, a modernização dos corredores de ônibus e o aeromóvel. 
A qualificação do transporte inclui a implantação da segunda passagem gratuita. De julho a outubro, mais de 12 milhões de pessoas foram beneficiadas com a medida. Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, a manutenção do volume de usuários do transporte público em Porto Alegre reforça o acerto da constante qualificação. "Historicamente, o número de usuários tem diminuído nas cidades. Aqui, a manutenção do universo de 1 milhão de passageiros é um dado positivo, porque as pessoas procuram confiabilidade, conforto e regularidade no transporte", avaliou.
O serviço de transporte coletivo por ônibus da Capital opera com 372 linhas, em 25 mil viagens por dia. Dos 1.663 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Os veículos que circulam a partir desta quarta-feira integram as linhas operadas pelo Consórcio Unibus. Conforme o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, todos os novos veículos são equipados com motores eletrônicos, que emitem baixo índice de poluentes.
Acompanhamento constante - A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores, para dar mais visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade, possibilitando 43 lugares sentados, em média.
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...