quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aprobio negocia com empresa de transportes de

Porto Alegre para adoção de biodiesel na frota local.
O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, e o da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado Jerônimo Göergen (PP-RS), estiveram reunidos no dia 07 de maio (segunda-feira), com o presidente da Companhia Carris Portoalegrense, Sérgio Zimmermann, na sede da empresa, na capital gaúcha, para tratar da adoção do biocombustível em ônibus da frota da empresa.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, determinou, ainda em abril passado, a realização de testes com biodiesel para adotá-lo no sistema municipal de transportes da cidade. Na reunião de hoje, o presidente da Carris disse que a empresa busca sempre novas tecnologias. “Nesse sentido, a introdução do biodiesel é tudo o que nós queremos”, afirmou Zimmermann.
A iniciativa faz parte de uma mobilização da Aprobio e da Frente Parlamentar para que as cidades sede da Copa do Mundo de 2014 adotem o combustível renovável em suas redes de transporte público. “Nossa ideia é levar o maior número de capitais adotarem a medida, de maneira a fomentar toda uma gama de produtores em várias regiões do país”, disse Battistella.
A pioneira é Curitiba, onde 32 ônibus já circulam na chamada Linha Verde, movidos 100% a biodiesel. Até o final do ano serão mais de 80 veículos na capital paranaense com o combustível nesse circuito, que hoje transporta 22 mil passageiros por dia.
No dia 16 de abril, quando o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS) visitou o sistema na cidade, o prefeito de Porto Alegre aderiu à ideia, anunciando que determinara o início dos testes com o biodiesel. No mesmo dia, o prefeito de Passo Fundo (RS), Airton Dipp, também anunciou a medida.
A Carris já fez testes com ônibus elétricos, onde reduziu as emissões de gases poluentes em 82%. A empresa, a maior companhia pública de transportes coletivos do país, tem uma frota de 363 carros e transporta até 300 mil passageiros por dia em Porto Alegre.
O deputado Jerônimo Göergen está agendando uma audiência com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para buscar o apoio do governo federal no esforço pelo aumento do uso do biodiesel nos transportes coletivos das grandes cidades brasileiras.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...