quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ônibus articulados do BRT Transoeste fazem testes no novo corredor


Rafael Galdo - O Globo
RIO - Já estão em teste os ônibus articulados, apelidados de Ligeirões, que vão circular no Bus Rapid Transit (BRT) Transoeste, entre a Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande. O sistema será inaugurado no próximo dia 13 de junho. Mas nesta terça-feira os motoristas dos novos coletivos já simulavam as paradas nas estações de embarque e desembarque de passageiros.
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, cada ônibus terá capacidade para 140 passageiros. E com velocidade máxima de 80 km/h, no novo corredor eles devem percorrer o trajeto de Santa Cruz ao Terminal Alvorada, na Barra, em aproximadamente uma hora, em vez das duas horas em média atualmente. Na fase inicial, cerca de 120 mil passageiros por dia devem ser beneficiados. Mas as perspectivas são de que, no futuro, o sistema atinja até 220 mil passageiros por dia.
A previsão é de que cerca de cem ônibus articulados, todos com ar-condicionado, circulem nos 56 quilômetros do BRT Transoeste, que passará por bairros como Pedra de Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes. Nesses veículos, as portas de embarque ficarão à esquerda. E eles não terão roleta. Assim, os passageiros vão comprar o bilhete numa das mais de 50 estações de embarque no caminho.
O preço da passagem será de R$ 2,75, mesmo valor dos ônibus comuns no Rio. E serão aceitos todos os bilhetes de integração, como o Bilhete Único Carioca e o Bilhete Único dos ônibus intermunicipais. As obras do BRT Transoeste estão orçadas em aproximadamente R$ 900 milhões. E com o objetivo de poupar tempo de quem circula de ônibus pela Zona Oeste, nos horários de pico a expectativa é de que a espera dos passageiros no ponto não passe de cinco minutos.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...