sexta-feira, 18 de maio de 2012

A caminho de uma frota acessível

Agência de viagens coloca à disposição do mercado dois ônibus adaptados para cadeirantes.
Por Fellipe Carrasco | Fotos Divulgação
A adaptação prevê um recorte na carroceria para que o cadeirante tenha acesso ao ônibus
As pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas podem viajar mais tranquilas e confortáveis. A Sunflower Turismo investiu no segmento e conta, em sua frota, com dois ônibus acessíveis. Ambos são dotados de um elevador para embarque e desembarque de cadeirantes. Trata-se do primeiro equipamento do tipo direcionado para o turismo executivo no Brasil. Em São Paulo, é o único nesses moldes.
Dario Toledo Piza, gerente comercial da agência de viagens e transportadora turística especializada em receptivo, revela como surgiu a ideia de viabilizar o projeto. “Nós desenvolvemos um trabalho de atendimento voluntário às crianças da AACD há 10 anos, o que demonstra que sempre tivemos a preocupação em atender às pessoas com deficiência. Em novembro de 2010, um diretor do nosso grupo, passando por uma feira de produtos acessíveis, observou um elevador específico para auxiliar essas pessoas e chegou à conclusão que o produto seria um recurso a mais para esse pessoal”.
“Nosso objetivo é substituir, aos poucos, toda a frota, hoje composta por 15 veículos”
(Daniel Toledo Piza)
Para colocar em prática a ideia ocorreram algumas adaptações. “Foi feito um recorte na parte superior do ônibus para que se colocasse uma porta, que dá na mesma altura do piso interno, onde ficam as poltronas. Já o elevador se localiza no bagageiro. Além de todas as vantagens, ocupa pouco espaço”, explica Dario. As dificuldades ocasionadas pela cadeira de rodas sempre se transformaram em um empecilho para que os cadeirantes viajassem em ônibus. Diminuir esses transtornos e ajudar a realizar o sonho das pessoas levaram a empresa a tomar essa iniciativa.
A colocação do equipamento e a adaptação da carroceria não alteraram a configuração dos ônibus. “Continuamos com o mesmo número de poltronas, ou seja, 48. Para embarcar um cadeirante é preciso retirar um par de poltronas. Com isso, quando usamos duas cadeiras, o veículo trafega com 44 lugares convencionais e duas cadeiras de rodas”, revela Dario.
Em função da quantidade de cintos de segurança, os ônibus conseguem levar apenas duas cadeiras de rodas. Mas isso não impede que mais cadeirantes viajem no veículo. “Procuramos priorizar a pessoa com deficiência que não consegue fazer a transferência para o assento convencional. Existem muitos casos em que o cadeirante prefere se mudar para a poltrona”.
Quando a Sunflower resolveu investir nesse segmento, encontrou algumas dificuldades. “Passamos um tempo procurando alguma montadora de carrocerias que se interessasse pelo tema. Muitas recusaram. Contudo, a Irizar aceitou o desafio, mobilizou sua equipe e levou o projeto em frente”, conta o gerente da empresa.
A colocação do equipamento e a adaptação da carroceria não alteraram a configuração dos ônibus
Dario Piza ressalta que o processo de funcionamento do equipamento não apresenta nenhuma dificuldade. “Nossos motoristas não precisaram se submeter a qualquer treinamento específico. O manuseio é tão simples que o próprio cadeirante pode realizar a operação. No entanto, por questões de segurança, o funcionário da empresa faz o embarque e o desembarque da pessoa. Tudo de uma forma muito fácil”.
Os ônibus adaptados são utilizados em qualquer tipo de viagens, com ênfase no mercado corporativo, segmento mais atendido pela empresa. “Nosso intuito, quando abraçamos o projeto, foi colaborar com a inclusão e não com a exclusão. Portanto, as pessoas com deficiência podem usufruir dos nossos veículos em todos os seus serviços”, avalia o gerente.
Aumentar a frota
A empresa, que já conta com duas unidades adaptadas, aguarda a chegada da terceira para os próximos dias. “Nosso objetivo é substituir, aos poucos, toda a frota, hoje composta por 15 veículos”, afirma. “Nós usamos nos ônibus que atendem às pessoas com deficiência um adesivo bem grande, que mostra uma mão estendida segurando o símbolo da cadeira de rodas. É para mostrar que nossos produtos são verdadeiramente acessíveis”, completa Dario Piza.
Serviço
A Sunflower Turismo fica à
Rua Min. Álvaro de Sousa Lima, 200 – Jardim Marajoara, São Paulo. 
Os telefones são (11) 5541-7770 e (11) 3213-7770.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...