Décimo aniversário da EvoBus
A EvoBus Portugal apresentou aos transportadores nacionais a nova geração do autocarro urbano Mercedes-Benz Citaro, num evento realizado em Tomar para assinalar o décimo aniversário da empresa que comercializa veículos pesados de passageiros das marcas Mercedes-Benz e Setra, e serviços de após-venda OmniPlus.
O novo Mercedes-Benz Citaro II foi desenvolvido de raiz para receber motores Euro 6, que serão obrigatórios a partir de 2014 para novas matrículas, e também é o primeiro autocarro urbano que está disponível com ESP (programa eletrónico de estabilidade). O novo modelo apresenta um design revisto relativamente à primeira geração introduzida em 1998, desde os grupos óticos dianteiros até à seção inferior.
O elemento distintivo da “face” do Mercedes-Benz Citaro II consiste nos amplos grupos ópticos em forma de amêndoa e numa tampa dianteira mais arredondada. Cores mais brilhantes e um teto com um desenho mais integrado tornam o veículo mais convidativo.
No interior, o posto de condução foi sobre-elevado em seis centímetros, graças à deslocalização das baterias para a parte frontal do autocarro, permitindo ao motorista ficar ao mesmo nível dos passageiros junto à porta de entrada. O posto de condução foi totalmente redesenhado, desde o para-brisas ao tablier, que possui agora um painel de instrumentos colorido. O volante multi-funções também é totalmente novo.
Em termos estruturais, a distância entre-eixos foi ampliada em 5,5 centímetros, enquanto a parte dianteira também foi prolongada em dez centímetros, para permitir a instalação de dispositivos de segurança passiva como o sistema de proteção contra embates frontais, que absorve a energia de uma colisão, mantendo, no entanto, a porta intacta. O novo Citaro passou o teste do pêndulo, segundo a norma ECE R 29, que não é obrigatória para autocarros urbanos.
A unidade em exposição tem um comprimento de 12 metros, peso bruto de 19 toneladas e motor OM 906 hLA de 286 cv (Euro 5). O veículo está equipado com sistema de ajoelhamento lateral (knealing), ESP (programa eletrónico de estabilidade), rampa (pode ser elétrica ou manual), luzes de circulação diurna, ar condicionado, coluna de direção ajustável em altura e profundidade.Além do Mercedes-Benz Citaro II, a EvoBus Portugal tinha em exposição outros modelos da gama de autocarros que comercializa atualmente, designadamente da marca Mercedes-Benz – Sprinter Travel, Sprinter City 77, Tourino, Tourismo RH (piso médio para aplicações interurbanas e serviços ocasionais), Tourismo RHD (piso alto para aplicações de turismo) –, e duas unidades Setra do modelo TopClass 400 – S415 HD e S 431 DT.
Em termos de chassis, encontrava-se em exposição uma unidade da nova geração MBC, que se destina a aplicações em autocarros midi de turismo. Esta proposta combina um eixo dianteiro com suspensão independente, suspensão pneumática atrás e à frente e motor traseiro. A OmniPlus aproveitou o evento para divulgar a sua oferta de assistência, peças originais e acessórios junto dos cerca de 250 convidados que se deslocaram a Tomar para participar na comemoração do décimo aniversário da EvoBus Portugal.
por: Carlos Moura
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