sexta-feira, 25 de maio de 2012

Wiesbaden recebeu primeiro Mercedes Citaro Euro 6

Autocarro urbano articulado
O operador de transportes públicos da cidade alemã de Wiesbaden, ESWE, recebeu o primeiro autocarro urbano Mercedes-Benz Citaro que cumpre a futura norma ambiental Euro 6. A entrega faz parte de uma encomenda de três unidades. Para cumprir a legislação europeia que entra em vigor no início de 2014, os veículos estão equipados com as tecnologias SCR, EGR, filtro de partículas. Os autocarros articulados Mercedes-Benz Citaro G da ESWE possuem os novos motores OM 407 de 360 cv e caixa de velocidades automática Voith Diwa.6.
Os passageiros acedem ao autocarro através de três portas que abrem para dentro. O equipamento de bordo inclui sistema de ar condicionado independente para o compartimento dos passageiros e para a área de condução.
por: Carlos Moura
CaetanoBus concebeu autocarro com duas frentes
Para Monte de Saint-Michel
A CaetanoBus desenvolveu um autocarro com duas cabinas de condução que permitem ao veículo deslocar-se apenas numa direção, para a frente, mesmo que se dirige para trás. O veículo teve como destino a localidade francesa do Monte Saint-Michel, na costa da Normandia, que foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
O autocarro, que está ao serviço da Veolia Transport Saint-Michel, possui um posto de condução em cada extremidade que é totalmente funcional em ambos os lados para que não tenha de virar. Para assegurar a reversibilidade e o design espelho-imagem tiveram de ser encontradas novas soluções, que não são apenas funcionais e fiáveis, mas também seguras e licenciadas para o uso em vias públicas. Toda a documentação necessária e exigida para a aprovação e segurança dos veículos foi elaborada conjuntamente com a TÜV Rheinland.
Como os veículos circulam em vias públicas, deve ser visível para os utentes da estrada em que direção vão. Foi por este motivo que os refletores traseiros, componentes normalmente muito baratos, se transformaram nos mais caros do mundo: em caso de mudança de direção não incomodam os outros utentes. Isto aplica-se também aos faróis. Os espelhos exteriores estão corretamente posicionados. Os eixos de direção constituíram também verdadeiros desafios técnicos. Sempre que necessário bloqueiam e convertem-se em eixos rígidos. A atração principal é, contudo, a marcha atrás, que inverte o sentido de rotação da transmissão automática. Isto possibilita viajar em ambas as direções com a mesma velocidade. O ABS e outros sistemas funcionam sem qualquer restrição em ambas as direções – sempre em frente!
O revestimento exterior e os bancos em teca repetem o padrão da ponte de madeira. Com a ventilação adequada, que leva a brisa do mar através da fileira de bancos, a viagem pelo património mundial e pela ínsula será uma experiência realmente palpável.
A frota de autocarros – um total de oito veículos – tem uma autorização especial para o serviço rodoviário. O processo de avaliação para a aprovação – homologação – demorou cerca de um ano e foi necessário o acordo das autoridades competentes em França bem como dos fabricantes de componentes individuais. Finalmente, foi necessário satisfazer os requisitos e regulamentações para ambas as direções – em ambas as extremidades do veículo.
O autocarro vem equipado com um motor de 6,7 litros que desenvolve uma potência máxima de 198 cv às 2.300 rpm. O veículo pode alcançar uma velocidade máxima de 70 km/h e tem capacidade para transportar 90 passageiros.
A prefeitura competente pelo Monte Saint-Michel criou a sua própria comissão de segurança. Uma vez que todos os requisitos do operador – Veolia - e do Estado e os requisitos europeus foram cumpridos, esta deu a sua autorização.
por: Carlos Moura

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