quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Grupo ZF surpreende clientes do setor de ônibus de todo o País com demonstração dinâmica da nova transmissão automática ZF-Ecolife

RENATA
• Durante cerca de cinco meses foram percorridos 20.000 quilômetros por 15 cidades, 7 Estados e envolvidas mais de mil pessoas de 80 empresas do setor. 
• Participantes do test drive se surpreenderam com o conforto proporcionado pela transmissão; 
• Ecologicamente correta, a ZF-Ecolife aumenta a durabilidade de freios e powertrain e diminui os impactos negativos sobre o meio ambiente.
O Grupo ZF apresenta em sua transmissão automática ZF-Ecolife 6 marchas uma série de novos padrões de tecnologia e conforto para as operações de transporte de passageiros em ônibus urbanos. Para comprovar todas as qualidades do produto, o Grupo ZF organizou uma demonstração dinâmica junto aos principais empresários do setor de ônibus do Brasil.
Foram percorridos 20.000 quilômetros entre 16/04 e 31/08, passando por 15 cidades e 7 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal). Mais de 1.000 pessoas de 80 empresas do setor de ônibus participaram do test, realizado em 59 frotas de ônibus, 8 órgãos gestores, 9 concessionárias e 3 encarroçadores. Batizado de ZF-Ecobus, o veículo também foi mostrado em eventos como a Rio+20 e no Seminário da NTU, realizado no último mês de agosto em Brasília (DF).
“Com esta exposição, técnicos de gestão de frota e empresários do setor de ônibus brasileiros conseguiram de maneira efetiva testar o funcionamento da mais nova transmissão automática destinada ao setor. Para isso, foram apresentados vídeos no interior do ônibus que mostraram exatamente como funcionam a marcha, o retardador, o acelerador e os freios. Também foram informadas a temperatura do óleo, o grau de inclinação da rota, a velocidade atingida e a rotação do motor”, explica Alexandre Marreco, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Transmissão do Grupo ZF.
“O veículo equipado com a transmissão Ecolife apresentou bom desempenho. A viagem foi confortável, e os passageiros realmente não sentem qualquer sensação de solavancos durante a troca de marchas”, diz Marco Franco, diretor da Auto Ônibus São João, empresa que atua no transporte municipal de passageiros de Sorocaba (SP), e possui uma frota de 850 veículos.
“A experiência foi ótima, a explicação foi muito eficiente, pois este tipo de demonstração de produtos é uma inovação. É importante que os envolvidos, como mecânicos e técnicos, estejam em contato com o produto durante o treinamento, para que as dúvidas sejam solucionadas de forma direta e rápida”, analisou Luiz Carlos de Araújo, gerente da empresa de transporte municipal Piraquara, que atua na região metropolitana de Curitiba (PR).
“Acredito que todas as empresas buscam economia de combustível e estamos interessados em começar a usar o novo sistema da ZF. A partir do segundo semestre, em meados de agosto, pretendemos comprar ônibus articulados e comuns”, revelou Araújo. Hoje, a Viação Piraquara possui cerca de 70 veículos.
Ivo Hoerle, coordenador da inspeção veicular da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de Porto Alegre (RS), se surpreendeu com o test drive: “Fiquei impressionado com a dinâmica de demonstração. Eu não tinha ideia de como era o câmbio e como o sistema funcionava com o veículo em movimento. Além de ser mais econômica em consumo de combustível, a arrancada da transmissão é muito suave”.
ZF ECOLIFE - Fabricada na Alemanha, a ZF-Ecolife chega ao Brasil em modelos que são aplicados em motores até 2.000 Nm, equipando veículos de todas as principais montadoras globais e já preparada para o novo padrão de motores de plataformas mundiais.
De acordo com Alexandre Marreco, gerente da ZF, o mercado para a transmissão automática Ecolife 6 marchas é promissor: “O BRT virou uma ‘febre’ mundial em função da discussão e necessidade de melhor mobilidade social, e vem sendo aplicado principalmente nos países sul-americanos. No Brasil, quase 80% dos ônibus têm caixa de câmbio manual, piso alto e motor dianteiro, por isso a tendência é que a transmissão automática cresça cada vez mais com a grande exigência por maior conforto, segurança e consciência ambiental”.
Para o especialista, o resultado da tecnologia desenvolvida pelo Grupo ZF na transmissão automática gera um benefício para toda a sociedade. “Sai ganhando o meio ambiente, com a redução da emissão de poluentes, o empresário do transporte, que reduz seus custos, o motorista, que conduz o veículo com menor esforço e os passageiros, que fazem uma viagem confortável”, finaliza.

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