Paralelamente, entidade promove seu 14º Encontro de Boas Práticas para disseminar iniciativas de destaque na promoção da mobilidade nas cidades brasileiras
A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) estará presente ao 15º Etransport, congresso sobre transporte de passageiros promovido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor). A Mobilidade Inteligente é o tema deste ano, buscando inovações em gestão e tecnologia para promover eficiência e qualidade de vida no deslocamento de pessoas. O encontro acontece na capital fluminense, entre 03 e 05 de outubro, no Riocentro.
Parceira da Fetranspor, a NTU terá extensa participação no Congresso. Levará um estande onde serão expostos dados, vídeos e publicações sobre o BRT (sigla em inglês para ônibus rápidos), além de divulgar o site BRT Brasil, que monitora a evolução das obras e projetos desse sistema pelo Brasil. No dia 4 de outubro será realizada a entrega da Medalha do Mérito Precursor do Vale-Transporte, que reconhece os esforços em prol da obrigatoriedade do benefício a todos os trabalhadores brasileiros.
BOAS PRÁTICAS – O presidente-executivo da NTU, Otávio Cunha, integra o painel de debates Pensando o ônibus do futuro e a qualidade dos serviços, que será realizada no último dia do Congresso. Ele falará sobre a Aplicação da estrutura do ônibus do futuro na realidade brasileira. O principal destaque da participação da NTU no Etransport é o 14º encontro anual de Boas Práticas. Nesta edição, serão expostas e debatidas experiências de mobilidade urbana que antecederam a lei 12.587/12, que implanta no país a necessidade de o planejamento das cidades incluir os deslocamentos diários dos cidadãos. As experiências a serem abordadas já fazem parte de um caderno técnico publicado pela NTU.
Integrante do Consórcio RMTC de Goiânia, Leomar Avelino vai relatar a experiência do Serviço de Informação Metropolitano (SIM) para melhorar a eficiência do transporte público. Em época de desoneração na pauta nacional, Dimas Humberto Barreira, representante do Sindiônibus de Fortaleza falará sobre a isenção de ICMS sobre os serviços de transportes públicos. JáMatteus Freitas,da NTU, abordará a mobilidade no cenário internacional, relatando as experiências de pedágio urbanoem Cingapura e Londres.
Representante da BHTrans, RamoVictor César contaráa experiência da capital mineira no desenvolvimento e implantação do pioneiro Plano de Mobilidade Urbana. Também serão abordados os temas gestão do transporte público em regiões metropolitanas (mesa das 15h20) e integração entre bicicletas com o transporte público em Sorocaba. Ao final do encontro a NTU vai disponibilizar todas as apresentações em seu site como forma de incentivar a adoção de soluções criativas para favorecer a mobilidade nos centros urbanos brasileiros.
SERVIÇO
15º Etransport
03 a05 de outubro
RioCentro – Riode Janeiro
14º Encontro de Boas Práticas da NTU
03 de outubro
Sala4 – 14h30 às 17h30
Contato: AndréCastro – (61) 8219.5434
Programação 14° Encontro de Boas Práticas
14h30 Abertura
Marcos Bicalho dos Santos
Diretor Administrativo e Institucional da NTU
14h40 Eficiência e eficácia do transporte público
Experiência: Serviço de Informação Metropolitano (SIM)
Palestrante: Leomar Avelino (Consórcio RMTC, Goiânia-GO)
15h00 Isenções Tributárias
Experiência: A isenção do ICMS sobre a prestação do serviço de transporte público
Palestrante: Dimas Humberto Barreira (Sindiônibus, Fortaleza-CE)
15h20 Gestão metropolitana
Experiência: A gestão da região metropolitana do transporte público.
Palestrante: (a definir).
15h40 Pedágio Urbano
Experiência: O pedágio urbano em Cingapura e Londres.
Palestrante: Matteus Freitas (NTU)
16h00 Prioridade ao transporte público e não motorizado
Experiência: Projeto bicicleta pública e a integração com o transporte público de Sorocaba-SP.
Palestrante: (a definir)
16h20 Plano de Mobilidade Urbana
Experiência: O Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte-MG (PlanMob-BH).
Palestrante: Ramon Victor César (BHTrans, Belo Horizonte-MG)
16h40 Discussão
Mediador: Marcos Bicalho dos Santos
Diretor Administrativo e Institucional, NTU
17h30 Encerramento
0 comentários:
Postar um comentário