Em colaboração com carroçadores
A Iveco Irisbus apresentou novas versões do Daily Minibus na Feria Internacional del Autobus y del Autocar, que se realizou na passada semana em Madrid. Os veículos foram desenvolvidos em conjunto com os principais fabricantes espanhóis de carroçaria, designadamente a Ferqui, Indcar e Unvi, que permitem transportar entre 19 e 28 passageiros.
Cada modelo inclui todo o equipamento obrigatório para transporte de passageiros de mobilidade reduzida e inclui um conjunto de dispositivos que têm como objetivo proporcionar uma elevada segurança ativa e passiva, caso do programa eletrónico de estabilidade, limitador de velocidade, airbag do condutor, além de cumprirem a norma europeia de anti-capotamento R66.
Carroçado com base no chassis 50C17 ou 70C17, o Iveco Daily Minibus incorpora luzes de circulação diurnas e faróis de nevoeiro que possuem função de luzes direcionais, assim como um eficiente sistema de climatização, ar condicionado e ventilação, com saídas independentes para motorista e salão de passageiros.
Em termos mecânicos, o Daily Minibus recebeu um motor FPT de 3,0 litros (EEV), que desenvolve uma potência de 170 cv, e caixa manual ZF de seis velocidades.
Além das versões desenvolvidas pelos carroçadores espanhóis, a Iveco Portugal também irá disponibilizar um modelo do Daily Minibus com carroçaria nacional, produzida por Irmãos Mota, em Vila Nova de Gaia.
Por: Carlos Moura
Keolis encomenda 29 autocarros híbridos
A Keolis encomendou 29 autocarros híbridos à Volvo Buses que se destinam a operar na cidade sueca de Gotemburgo. A opção recaiu no modelo urbano Volvo 7900 Hybrid que permite diminuir o consumo de combustível em aproximadamente 39 por cento em comparação com um autocarro equipado com motor diesel convencional. As emissões de partículas e óxido de azoto são reduzidos em 50 por cento, assim como o nível de ruído. O Volvo 7900 Hybrid pesa cerca de 500 quilos menos do que o modelo anterior, permitindo transportar mais passageiros.
Esta é a segunda encomenda de autocarros híbridos que a Volvo Buses recebeu para a cidade de Gotemburgo. Em junho, o fabricante entregou 25 unidades ao operador de transportes públicos Göteborgs Sparvägar e nessa altura no próximo ano entrarão ao serviço os 29 novos autocarros híbridos adjudicados pela Keolis, que se destinam a ser utilizados na ilha de Hisingen, em Gotemburgo.
O Volvo 7900 Hybrid funciona apenas a eletricidade desde o arranque até uma velocidade de 15 a 20 km/h, altura em que recebe potência adicional de um pequeno motor diesel de quatro cilindros, que utiliza biodiesel. A energia gerada durante as travagens é armazenada nas baterias instaladas a bordo e é utilizada no motor elétrico do autocarro e nos sistemas auxiliares.
Por: Carlos Moura
Deutsche Bahn compra mais de 300 autocarros
Investimento de 80 milhões de Euros.
A DB Fuhrpark Service, filial da Deutsche Bahn, fechou contrato com a EvoBus e a Iveco Irisbus para aquisição de mais de 300 autocarros. O valor do investimento é de aproximadamente 80 milhões de euros. Com base nesse acordo, a DB Regio Bus, que é o maior operador alemão de transporte rodoviário de passageiros, irá adquirir mais de 300 autocarros urbanos e interurbanos em 2013, com opção para mais unidades em 2014. A DB Regio Bus transporta diariamente mais de dois milhões de passageiros.
O contrato prevê o fornecimento de autocarros “standard” e articulados, de várias versões e comprimentos. Todos os veículos serão equipados com motores EEV até final de 2013 e só após 1 de janeiro é que receberão motores Euro 6.
A DB Regio Bus é a subsidiária da Deutsche Bahn que disponibiliza serviços de transporte rodoviário a nível local e regional, contando com uma rede de 22 empresas e participações em mais de 70 operadores locais na Alemanha.
Por: Carlos Moura
Irizar apresentou autocarro urbano na FIAA
Modelo i3
A Irizar reforçou a sua gama com a introdução do novo modelo i3, que se destina a transporte urbano ou interurbano. Com piso semi-rebaixado (low-entry) e uma altura mínima ao solo de 340 mm, posiciona-se abaixo do i4 e vem responder a cobrir um segmento que não era coberto por aquele modelo. O novo Irizar mantém os traços típicos da gama, designadamente os grupos óticos, a parte frontal (incluindo párabrisas) e estará disponível comm porta dianteira de folha simples ou dupla, dependendo da aplicação do veículo.
O i3 é mais versátil no seu interior do que o i4 e oferece mais opções de configuração para responder ao número pretendido de lugares sentados e de pé. A porta central está equipada com uma rampa de acesso para passageiros de mobilidade reduzida e dispõe um espaço especial para esses utilizadores.
O peso do autocarro foi otimizado assim como a sua distribuição, mantendo-se, no entanto, as caraterísticas de segurança e rigidez. A estrutura foi desenvolvida em função da norma europeia R66/01 e um dos aspetos que recebeu uma maior atenção foi a resposta no caso de colisão frontal e na rigidez na estrutura do teto.
O novo Irizar i3 irá ser comercializado no mercado nacional como autocarro urbano e como interurbano em Espanha e Portugal. No mercado espanhol, os autocarros de tipologia urbana são obrigatoriamente de piso rebaixado, enquanto em Portugal podem ser de piso semirebaixado. O i3 será a plataforma para o desenvolvimento de autocarro elétrico que será apresentado em 2014.
A novo Irizar i3 adota a nova imagem de marca do fabricante espanhol, que dispõe agora de um aspeto mais moderno que vai de encontro às linhas de design caraterísticas dos produtos Irizar.
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