Dois ônibus especiais estão circulando em Mogi das Cruzes.
Passageiros ficam surpresos e se divertem com a novidade.
Pedro Carlos Leite|Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Ônibus traz mensagem de "Feliz Natal", com cobrador e motorista fantasiados de Papai Noel. A cada dia o veículo circula em uma linha diferente (Foto: Pedro Carlos Leite/G1 Mogi das Cruzes e Suzano)
O Papai Noel trocou o trenó por um veículo bem maior. No lugar do monte de presentes agora ele leva um monte de pessoas, mas a barba e a roupa vermelha continuam as mesmas, apesar do forte calor do fim de novembro. É assim em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, onde um projeto de uma das empresas concessionárias de ônibus municipais traz motorista e cobrador vestidos de Papai Noel.
A iniciativa começou em 20 de novembro com quatro funcionários fantasiados, dois motoristas e dois cobradores. Dois ônibus foram adesivados com mensagens de “Feliz Natal” nas laterais. A empresa é responsável pela operação de 34 linhas em Mogi das Cruzes. O projeto está sendo realizado pela mesma empresa também em Itaquaquecetuba e Guararema.
Passageiros se divertem com a novidade do ônibus temático (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
“O pessoal gosta, se diverte. A maior prova são as crianças, o brilho no olhar. A criança não mente. Se ela gosta, demonstra”, conta Éder Wellington Parreira, 30 anos, cobrador. Para ele, a experiência de ser “o bom velhinho” no ônibus serviu como treinamento. “No Natal da minha família eu vou ser Papai Noel este ano, aí resolvi me oferecer”. A empresa fez o convite aos funcionários e a participação no projeto foi voluntária.
Por onde o ônibus passa é só farra. Os carros buzinam e o motorista, que usa até a longa barba postiça de Papai Noel, além do gorro e da roupa vermelha, cumprimenta cada passageiro que sobe com “ho-ho-ho, o Papai Noel chegou”!
“Todo mundo dá risada, pergunta, se diverte. É também a primeira vez que me visto de Papai Noel e gosto de trabalhar me divertindo”, conta o motorista Alex Sandro Ribeiro, de 33 anos.
“A gente parece celebridade. Esses dias a gente chegou no terminal, eu desci pra ir no banheiro e uma família me parou pra tirar foto. Como eu estava apressado perguntaram se estava fugindo deles, mas eu só queria ir no banheiro!”, se diverte o cobrador.
Para a empresa, o sucesso da iniciativa foi surpreendente. “O projeto é uma forma de trazer o espírito natalino para o transporte coletivo e também de agradecimento à população de Mogi, que usa nossos serviços o ano todo. A gente não imaginava que faria tanto sucesso”, conta Irecê Rodrigues, diretora de Assuntos Corporativos da empresa de ônibus. Esta é a primeira vez que o projeto é realizado.
Motorista trabalha com a fantasia completa, até coma barba postiça (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
A aposentada Efigênia Lourenço Gomes subiu no ônibus dando risada. “Tinha que ter presente dentro!”, foi logo pedindo para o Papai Noel ao volante. Ela aprova a ideia. “A viagem fica mais alegre”.
A professora Aline Cristine Oliveira também gostou do ônibus temático. “É um espírito bem natalino. Só vi que o motorista estava de Papai Noel quando subi no ônibus. Quando percebi, levei um susto”, conta.
Porém, nem todo mundo ficou contente com a brincadeira. Alguns passageiros reclamaram que o ônibus estava muito atrasado. O ônibus natalino faz a cada dia uma linha diferente para que toda a cidade possa ter a experiência.
No dia em que o G1 acompanhou o trajeto, ele fazia a linha do Jardim Camila. A vendedora Amanda Silva se queixou da demora. “Este ônibus está atrasando desde segunda-feira. O horário dele é 09h15 e hoje passou no ponto era 09h30. Eu trabalho no Centro e entro no serviço às 09h30. Não tem outro ônibus que faça esse trajeto. Não sou contra fazer a brincadeira de Papai Noel, mas podia ser em outro horário, meio-dia que é vazio, sei lá. Porque justamente agora?”, reclama.
A empresa responsável pelo transporte público, CS Brasil explicou que esse ônibus é um veículo extra, não foi retirado da frota que circula todos os dias pelas ruas de Mogi das Cruzes. Sobre essa demora da linha do Jardim Camila, a empresa disse que analisou os dados do sistema de monitoramento GPS e o relatório de fiscalização da linha, de segunda à quarta-feira desta semana.
O único atraso constatado no período ocorreu na terça-feira (27), na viagem programada para as 10h20, com duração de 9 minutos, em decorrência de tráfego intenso na área central da cidade. A linha C403-Jd. Camila é operada com três ônibus, com intervalos de partida de 20 minutos entre eles. De qualquer forma, a CS Brasil vai reforçar a fiscalização desta operação nos próximos dias.
Ainda segundo a empresa, o ônibus temático que circulava na linha C403-Jd. Camila na última quarta-feira (28) é um ônibus pertencente à frota reserva, que foi caracterizado pela companhia para circular no período de festas por todas as linhas que a empresa opera no município de Mogi das Cruzes e, portanto, não há qualquer prejuízo as operações realizadas na cidade.
0 comentários:
Postar um comentário