quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pontos de ônibus da sueca Umeaa têm 'sol artificial' contra depressão de inverno

 Umeaa Energy
Cidade que tem apenas quatro horas e meia de sol no auge do inverno, no fim de dezembro, oferece luminoterapia contra distúrbio sazonal...
Trinta paradas de ônibus da cidade de Umeaa, no norte da Suécia, oferecerão um pouco de luminoterapia aos passageiros à espera de seu ônibus durante o longo inverno sueco, anunciou nesta terça-feira (27) a companhia de energia que planejou a iniciativa. 
Residentes da sueca Umeaa combatem depressão de inverno em ponto de ônibus com lâmpadas que imitam sol
"Ficamos cansados nesta época do ano, e conseguir uma pequena dose de luz a mais é fantástico", disse Anna Norrgaard, diretora de marketing da Umeaa Energy. 
Por causa do inverno em Umeaa, cerca de 500 quilômetros ao norte de Estocolmo, os dias são muito curtos. O sol brilha apenas durante quatro horas e meia no auge do inverno, no final de dezembro. A luminoterapia é um tratamento contra a depressão sazonal, o "blues do inverno", distúrbio causado pela falta de luz solar no Hemisfério Norte. 
Lâmpadas especiais substituem temporariamente as propagandas. Cinco pontos de ônibus chegaram a ser cobertos com painéis reflexivos para aumentar ainda mais a sensação de estar sob o sol. Os amantes do bronzeamento ficarão decepcionados: para proteger os olhos, as lâmpadas não emitem radiação ultravioleta. 
"Você tem de se colocar de frente para as lâmpadas e manter os olhos abertos para deixar entrar a luz", aconselhou Ana. 
Os passageiros também podem considerar ir ao ponto de ônibus mais cedo do que de costume para que a terapia tenha um efeito melhor. É geralmente recomendado se expor à luz por meia hora do dia, embora o tempo "possa variar de acordo com a pessoa", acrescentou a diretora.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...