Única marca que lançou no mercado a melhor solução tecnológica para transporte de passageiros sobre pneus
O ônibus híbrido, até o momento, é uma das melhores soluções para o 
transporte de passageiros sobre pneus. O seu maior impeditivo é o seu 
algo custo, cerca de 60% mais caro do que um modelo similar somente com 
motor diesel. Porém, com uma boa gestão do dinheiro público e mais o 
barateametno do ônibus híbrido com o ganho de escala de produção, ele poderá ser uma realidade nas cidades brasileiras.
A
 Volvo é a primeira e mais corajosa das fabricantes de ônibus a apostar 
nessa moderna tecnologia e, por isso, acaba de receber o seu primeiro 
prêmio no Brasil: "Inovação em Engenharia 2012" da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, na categoria Mecânica.
O
 modelo da Volvo começou a ser montado, na fábrica de Curitiba (PR) em 
junho deste ano. A carroceria do híbrido foi desenvolvida pela 
Marcopolo.
Segundo a Volvo, a ônibus híbrido consegue uma 
economia de combustível de 35% e reduz em 90% as emissões de gases 
poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que estão em 
circulação atualmente. Agora está na hora da Volvo refazer essas contas 
comparando com ônibus Euro 5, pois já são uma realidade também. Outra 
vantagem do híbrido é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de
 operação, fato que deve ser analisado com cuidado, pois o ruído é um 
fator importante para alertar os pedestres e evitar atropelamentos. 
Segundo
 a Volvo, a sua solução híbrida usada nos seus veículos é a mais 
avançada já desenvolvida no mundo. Na última 9ª Fetransrio, a MAN disse 
que a do MAN Lions City Hybrid que é a mais avançada no mundo e, a 
Mercedes-Benz, disse que não irá trazer a sua tecnologia europeu para o 
Brasil, mas sim está desenvolvendo, em parceria com a Eletra, um ônibus 
híbrido 100% brasileiro, portanto, mais adequado para a realidade do 
país. Mas não importa qual é o mais avançado, todos são melhores do que o
 ônibus somente a combustão, portanto, devem ser incentivados.
O 
Volvo Híbrido foi projetado com dois motores, um a diesel e outro 
elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor 
elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma 
velocidade de aproximadamente 20 km/h, e também é usado como gerador de 
energia durante as frenagens. O motor diesel entre em funcionamento em 
velocidades mais altas. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, 
em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
    
Marcos Villela
Imagens Arquivo Volvo
Fonte: http://transportemundial.terra.com.br/
Fonte: http://transportemundial.terra.com.br/
 









 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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