sexta-feira, 24 de maio de 2013

Empresas ônibus têm que reforçar frota a partir de sábado no Rio

Novo modelo de vans que circulam no Rio
(Foto: Mariucha Machado / G1)
Determinação da prefeitura visa atender áreas de proibição de vans.
Veículos não são mais permitidos na Zona Sul e estradas do município.
As empresas de ônibus terão que reforçar a frotas no Rio, a partir de sábado (25), como mostrou o RJTV. A determinação da prefeitura visa atender os passageiros de regiões onde a circulação de vans está proibida. Os veículos não são mais permitidos na Zona Sul, estrada Grajaú-Jacarepaguá, Estrada das Furnas, Serra da Grota Funda e Linha Amarela.
Prefeitura amplia área de proibição para vans no Rio
A circulação de vans em toda a Zona Sul do Rio estará proibida a partir do próximo sábado (25). Além dos 11 bairros da região onde não é mais permitida a circulação desses veículos desde o dia 15 de abril, a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar passa a impedir também o acesso nas outras áreas da região: Largo do Machado, Catete, Glória, Laranjeiras, Flamengo e Cosme Velho.
“Nós não vamos alterar a forma como nós estamos desenvolvendo a fiscalização, vamos incrementar. Vamos manter a mesma filosofia, mas vamos ampliar os pontos de interceptação. Não será mais permitida a passagem de veículos tipos vans por essas barreiras e vamos ampliar para o restante dos bairros da Zona Sul, como já era previsto no processo licitatório”, declarou.
Estão excluídas dessa proibição vans, kombis e microônibus integrantes do Serviço de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros – TEC que operam nos bairros da Rocinha e do Vidigal e que obedecem a um trajeto específico na região.
Além da Zona Sul, a partir do dia 25 também passa a haver pontos de bloqueio em algumas vias da cidade como na Avenida Edson Passos, no Alto da Boa Vista, a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o Túnel da Covanca, na Linha Amarela e o Túnel da Grota Funda, na Avenida das Américas. Nesses locais, os motoristas serão orientados a retornar e cumprir um trajeto que será determinado pelos agentes da prefeitura.
Um esquema semelhante ao que foi realizado na primeira proibição na Zona Sul será feito com o auxílio da Guarda Municipal, Detro, Cet-Rio, policias Civil e Militar e Detran. Para atender a demanda dos usuários, a Secretaria Municipal de Transportes prometeu ampliar a frota de ônibus que circulam nessas regiões.
Novas vans já circulam
No sábado (18), os novos veículos autorizados pela Prefeitura do Rio começaram a circular na Zona Sul. As vans que fazem o trajeto São Conrado-Jardim de Alah, pelas comunidades da Rocinha e Vidigal, ganharam uma faixa amarela na lateral e os 66 permissionários passaram a usar uniformes.
“Nós vamos manter exclusivamente as linhas que foram licitadas para o sistema de transporte público local que começou a circular a partir do sábado passado. Há uma programação, já estão prometidos veículos em quantidade suficiente para suprir essa demanda”, acrescentou.
Os novos veículos têm ainda integração com o Bilhete Único e o RioCard e a tarifa é a mesma dos ônibus: R$ 2,75. O município promete também uma fiscalização mais rigorosa. As vans terão que pegar e deixar passageiros apenas nos pontos e viajar em pé está proibido. Além disso, o cobrador também tem que ir sentado e não pode gritar o itinerário da van.
A prefeitura informou que a licitação de mais linhas em outras áreas da cidade deve terminar ainda no 
primeiro semestre deste ano.
Entenda as mudanças
A Prefeitura do Rio assinou, na manhã de sexta, os contratos do primeiro lote licitado no Sistema de Transporte Público Local (STPL) que vai atender os bairros da Rocinha e Vidigal, ambos localizados na Zona Sul da cidade. As vans vão circular no período de 24 horas, em dois turnos, das 2h às 14h e das 14h às 2h, e todos os dias da semana.
Os veículos serão padronizados e integrados ao Bilhete Único e contarão ainda com GPS, o que vai proporcionar uma rede integrada aos outros meios de transporte, como os ônibus, BRTs, trens e metrô.
Enquanto as da Rocinha e Vidigal têm uma faixa amarela, na Zona Oeste, a cor será vermelha, na Zona Norte verde e o azul será usado na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...