segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cidades do RN adotam novas tecnologias em transporte de passageiros

Sistemas de monitoramento de frota, tarifa seccionada e Data Center também chegam a Aracruz, no Espírito Santo
O uso de tecnologias para aprimorar o transporte de passageiros vem crescendo no Rio Grande do Norte. Em Natal, o sistema de bilhetagem eletrônica será implantado nos ônibus das empresas Expresso Oceano e Viação Cidade das Dunas, que fazem o transporte coletivo entre a capital potiguar e a cidade de Ceará Mirim.
Desenvolvido pela empresa Transdata Smart, o sistema de bilhetagem eletrônica TDMAX já é utilizado em mais de 130 cidades no Brasil. A tecnologia diminui a circulação de dinheiro nos ônibus e o risco de assaltos, além de aumentar a agilidade no embarque e desembarque de passageiros.
A Expresso Oceano também vai implantar o sistema de tarifa seccionada, na frota que circula de Natal a Pipa e de Extremoz a Natal. Por meio de coordenadas de GPS, a tecnologia TDMAX SECC calcula a tarifa com base nos pontos de embarque e de desembarque de cada passageiro. O pagamento é feito com cartão e os créditos podem ser comprados pela internet – no caso de vale-transporte ou passe-escolar - e carregados dentro do próprio ônibus, ao aproximar o bilhete da catraca eletrônica.
A tarifa seccionada facilita a integração de linhas – distribuindo o custo do transporte de modo mais justo entre todos os usuários, além de proporcionar mais agilidade no embarque e desembarque. E a ferramenta facilita ainda a gestão das empresas de transporte, com relatórios que analisam o fluxo de passageiros.
Monitoramento da Frota
As novas tecnologias da Transdata também estão chegando a Aracruz, no Espírito Santo, onde será implantado o Sistema de Monitoramento e Gestão de Frota. Por meio de GPS, essa ferramenta permite que a Central de Operações da empresa acompanhe a localização de todos os ônibus da linha na tela em tempo real. Assim é possível evitar a formação de comboios (filas de ônibus da mesma linha em decorrência de problemas no trânsito), verificar os casos de violações de perímetro, acompanhar a pontualidade das viagens, as paradas efetuadas e a quilometragem ociosa de cada ônibus, permitindo que o CCO gerencie as rotas e planeje melhorias para a empresa e para população.
O sistema emite relatórios para monitorar por telemetria, todas as solicitações de paradas, consumo de combustível, chave de ignição ligada, acionamento de botão de pânico, uso do câmbio em ponto morto e a faixa RPM, que indica se a rotação do motor está dentro ou acima do ideal. Com todos esses controles, é possível acompanhar os indicadores de segurança e reduzir gastos com consumo de combustível e manutenção da frota.
Data Center
Além do monitoramento, a empresa Expresso Aracruz também adquiriu os serviços de Data Center da Transdata. Trata-se de uma central de armazenamento de dados com segurança máxima.
“O Data Center reduz muito os custos de infraestrutura em servidores locais e, principalmente, o risco de pane no sistema e perda de dados, evitando paralisações das vendas de créditos à população”, explica Luiz Delfeu, vice-presidente da Transdata.
Para completar o pacote de serviços de tecnologia, a Expresso Aracruz ainda implantará em seus ônibus os sistemas de bilhetagem eletrônica de tarifa fixa e seccionada, da Transdata.
Sobre a Transdata Smart
A Transdata Smart é pioneira no Brasil em sistema de bilhetagem eletrônica e outras soluções de automação em transporte de passageiros. Sediada em Campinas (SP), atua há 19 anos e já implantou mais de 250 projetos em vários estados do Brasil, além de Argentina e Colômbia.
Legenda: Validador de bilhetagem eletrônica da Transdata Smart
Foto: Divulgação
SALES, LIMA COMUNICAÇÃO

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