domingo, 9 de junho de 2013

Osasco ganha 20 novos ônibus adaptados

Novos coletivos tem tratamento que reduz quimicamente as emissões de gases
Osasco ganha 20 novos ônibus adaptados e continua renovação da frota municipal 
São mais de 230 veículos adaptados para pessoas com necessidades especiais. Coletivos reduzem em 70% na emissão de gases poluentes
Da Redação
Na terça-feira, 28 de maio, a cidade de Osasco ganhou 20 novos ônibus adaptados para frota municipal com plataforma elevatória, que possibilita o embarque de pessoas com necessidades especiais. Na ocasião, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado do presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), Paulo Arnoni, e o diretor superintendente da empresa Urubupungá, Luís Augusto Saraiva, participaram do evento de entrega oficial dos novos veículos que fazem parte da renovação da frota prevista no contrato de concessão do serviço, administrado pela CMTO e que deverão atender a zona Norte da cidade.
Segundo Paulo Arnoni, a cidade possui atualmente 231 novos ônibus adaptados em circulação, sendo que de um total de 184 pertencentes à Viação Osasco, 107 já estão adaptados, ou seja, aproximadamente 60% da frota municipal da empresa está renovada. Já a Urubupungá possui em torno de 170 em circulação, sendo que 124 passaram por renovação e também estão adaptados, o que representa pouco mais de 70% da capacitada instalada municipal da empresa operando em Osasco. “Com os novos sistemas nos coletivos, haverá uma redução de 70% de emissão de gases automotores poluentes. Já temos 60 veículos na frota operando com sistema de alta tecnologia. Temos hoje uma frota operante de cerca de 370 veículos, sendo 231 adaptados, o que representa pouco mais de 62% de renovação na frota.
Os novos coletivos da Urubupungá possuem duas poltronas para a acomodação de pessoas obesas, alças de segurança e balaustres com identificação, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual no interior do veículo. Os novos ônibus têm também um diferencial mecânico: a tecnologia Blue Tec5, que realiza o pós-tratamento dos gases de escapamento. Dessa forma, os novos veículos reduzem quimicamente as emissões de gases poluentes, contribuindo para que o meio ambiente não seja agredido. De acordo com a Urubupungá, visando ainda segurança da população, serão instaladas três câmeras que captam imagens do motorista, do cobrador, dos usuários e do trajeto da linha.
Para o prefeito Jorge Lapas, os novos ônibus proporcionarão mais conforto à população e serão mais eficientes. “Os coletivos fazem parte da renovação da frota prevista no contrato de concessão do serviço administrado pela CMTO. Com essa mudança, o limite médio de idade da frota reduz de 5 para 4,7 anos. Vale lembrar que, no dia 3 de maio, 28 novos ônibus adaptados da Viação Osasco foram entregues, o que qualifica ainda mais a prestação dos serviços”, explicou.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...