terça-feira, 23 de julho de 2013

Indra implanta projeto de Smart City em Curitiba

A cidade de Curitiba entregou ao consórcio formado por Indra, IESSA – joint venture da Indra com sua parceira local Esteio – e Dataprom, o projeto SIM (Sistema Integrado de Monitoramento) com investimentos de 15 M€.
O objetivo do projeto é ampliar a solução de gestão de tráfego urbano com prioridade para o transporte público a toda a cidade e dotá-lo com novos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) e um Sistema de Ajuda à Operação do Transporte Público (SAE) para uma frota de 2.500 ônibus públicos.
Trata-se do maior projeto da Indra até agora no Brasil no âmbito do transporte e mobilidade urbana inteligente. A companhia desenvolve projetos em cidades da Espanha, Colômbia, Estados Unidos e China, entre outros países.
Curitiba, referência internacional em gestão do tráfego urbano sustentável, volta a confiar na tecnologia da desenvolvedora, que já implantou em 2010, em conjunto com a Esteio, o sistema de gestão de tráfego urbano Hermes para gerenciar dois dos eixos principais que controlam o tráfego metropolitano. Com o projeto atual, este sistema, que hoje regulam 48 dispositivos semafóricos, será ampliado para a toda a cidade, passando a controlar mais de 600 semáforos que há no total.
O projeto compreende novos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), como painéis de mensagem variável para informar os condutores, detectores de tráfego, sistema de vídeo vigilância (baseado no circuito fechado de televisão-CCTV) e de vídeo detecção. 
Os novos ITS, uma vez integrados com o sistema Hermes melhorarão a gestão da mobilidade em tempo real, ao permitir gerar planos de tráfego dinâmicos, que vão mudando em função das condições do tráfego. Igualmente, será possível antecipar situações de congestionamento e estabelecer soluções alternativas, ao contar também com um modelo de micro simulação mediante algoritmos preditivos.
Deste modo, o projeto tornará possível aumentar a segurança, otimizar o fluxo de veículos e reduzir os tempos de circulação, os custos e o impacto no meio ambiente.
Prioridade
A Indra também ampliará o corredor Pinheirinho com o sistema de prioridade semafórica para o transporte público que implantou no projeto anterior na linha um de ônibus, na Avenida Marechal Floriano. O sistema de prioridade semafórica, baseado na análise georreferencial da posição do veículo, melhora os tempos de viagem do transporte público e fomenta o uso por uma mobilidade mais sustentável.
Uma vez introduzidos os protocolos necessários, a solução integrada reconhece a aproximação dos ônibus nos cruzamentos semafóricos e faz com que os controladores eletrônicos acelerem ou estendam o tempo de verde do semáforo quando vai passar um ônibus, dando prioridade ao transporte público, mediante técnicas avançadas de engenharia de tráfego.
O sistema permite analisar todas as rotas de passagem dos ônibus, identificar intersecções críticas para a prioridade, detectar os pontos ideais para a melhora dos tempos de viagem e definir as ações mais adequadas em cada intersecção, associando-as às rotas definidas com antecedência. Considera além de outros parâmetros relevantes para favorecer a passagem do ônibus, como a hora da passagem segundo a margem definida, ocupação de passageiros, posição das paradas, existência de corredor de ônibus, etc.
Smart City em mobilidade
A tecnologia implantada possibilitará que a capital paranaense continue com sua aposta pela mobilidade sustentável, que a permitiu conseguir em 2010 reconhecimentos como o International Susteninable Transport Award e o Globe Sustainable City Award, e seguir na vanguarda de um modelo de cidade inteligente ou smart city.
A aplicação dos sistemas inteligentes de transporte (ITS) em um entorno urbano permite às cidades avançar rumo ao modelo das smart cities e conseguir uma mobilidade mais eficiente e sustentável, contribuindo na redução dos congestionamentos de tráfego e dos custos diretos e indiretos implicados, minimizando as emissões contaminantes e fomentando o uso do transporte público.

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