sábado, 3 de agosto de 2013

Ônibus Acesso passa a atender em todas as regionais de Curitiba

Secretaria da Pessoa com Deficiência tem cadastradas 70 pessoas que serão atendidas pelo Acesso
(foto: Maurilio Cheli/SMCS)
Curitiba passa a contar, a partir desta sexta-feira (2), com o serviço do ônibus Acesso nas nove administrações regionais. Uma cerimônia realizada nesta sexta no Terminal do Carmo marcou a integração ao programa das administrações do Boqueirão, Cidade Industrial, Matriz e Portão, com a entrega de quatro novos ônibus. Eles se somam a outros cinco já em operação nas regionais Pinheirinho, Cajuru, Boa Vista, Bairro Novo e Santa Felicidade. A Secretaria da Pessoa com Deficiência tem cadastradas 70 pessoas que serão atendidas pelo Acesso.
O prefeito Gustavo Fruet destacou que este serviço é um dos programas que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura para dar boas condições de acessibilidade a todos os cidadãos. “Nossa gestão tem um olhar comprometido com a acessibilidade. Todas as obras da cidade serão feitas com esse olhar”, disse Fruet.
Programa
O Acesso foi criado para conduzir as pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionado aos aspectos motor, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes. É um serviço porta a porta, ou seja, apanha os usuários em suas residências, levando-os diretamente aos serviços de saúde para consultas, exames, habilitação e reabilitação e, após o atendimento, reconduz às suas residências. O ônibus é totalmente acessível, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir movimento às pessoas com deficiência.
O primeiro ônibus entrou em atividade no Pinheirinho, em março, como um projeto-piloto. No começo de julho passou a operar em mais quatro regionais e agora atende toda a cidade. “A demanda tem aumentado muito. Conseguimos divulgar o serviço em todas as regionais, com a ajuda dos CRAS, e com isso cadastrar um bom número de usuários”, disse Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.
O cadastro dos usuários está sendo feito, no horário comercial, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Informações sobre o endereços dos CRAS e CREAS podem ser obtidos no site
Participaram da entrega dos novos ônibus Acesso no Terminal do Carmo o deputado federal Ângelo Vanhoni, os vereadores Giovani Fernandes, Professora Josete, Perpaolo Petruzziello, além do padre Kleina, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...