terça-feira, 29 de julho de 2014

Transporte público de São José recebe 20 novos ônibus

Os novos carros entregues irão substituir os veículos menores da frota da empresa Maringá e atenderão as regiões do Putim (sudeste), Interlagos (sul), Campos de São José (leste) e Campo dos Alemães (sul). (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
O prefeito de São José dos Campos e o secretário de Transportes vistoriaram nasexta-feira (25) os 15 novos ônibus do transporte público que entrarão em operação neste sábado (26). Outros cinco novos carros também serão entregues. Eles estão na linha de produção na fábrica e deverão chegar a cidade em duas semanas.
Os novos carros entregues irão substituir os veículos menores da frota da empresa Maringá e atenderão as regiões do Putim (sudeste), Interlagos (sul), Campos de São José (leste) e Campo dos Alemães (sul).
Os coletivos são maiores que seus antecessores com 13,480 metros em substituição aos 12,925 de extensão, que entraram em operação no início do contrato de concessão. São também mais confortáveis, agregando mais sete bancos em cada veículo e com maior espaço interno.
Mais moderno, o novo modelo é equipado com a tecnologia Bluetech 5 que consome menos combustível, tem menos emissões de poluentes, é mais silencioso e conta com medidor interno para que o passageiro também possa acompanhar a velocidade desenvolvida pelos coletivos.
Os outros cinco ônibus que entrarão em operação no prazo de duas semanas também são maiores. Com 12,7 metros de extensão eles substituirão os veículos de 11,2 metros e vão ampliar a capacidade total em 18 vagas em cada coletivo. Os novos carros irão operar nas linhas do Jardim Oriente e Jardim Uirá.
Mobilidade Urbana
Os novos ônibus estão sendo entregues no período em que as mudanças no sistema de transporte público na área de mobilidade completam um ano.
Em julho do ano passado, no aniversário da cidade, foi implantado o projeto de corredores exclusivos, que agilizou as viagens de ônibus e significou menor tempo de deslocamento para os usuários em seus trajetos. Também foi lançado o Bilhete Único, que possibilitou maior economia e facilidade na escolha dos trajetos, além da autonomia para optar por qualquer linha de ônibus ou por utilizar mais de um coletivo para chegar ao seu destino.
Dados da bilhetagem eletrônica nos primeiros seis meses de 2013, antes do novo sistema, indicam uma média mensal de integrações de 838 mil. No mesmo período deste ano, já com o novo modelo, esse número chegou a 1,36 milhão, um crescimento de 62% com o Bilhete Único.
Os dados mostram que em 2012 a cada nove passageiros um utilizava a integração. Dados de junho deste ano mostram que mais usuários estão aproveitando as vantagens do Bilhete Único. A cada cinco pessoas, uma já está utilizando as alternativas que a integração em qualquer sentido oferece aos passageiros.
A análise de um ano dos corredores revela a redução no tempo de deslocamentos na região central, que concentra mais de 70% do total de linhas do município. Em algumas vias, como na Avenida São José/Madre Tereza o ganho para o usuário foi de 182% em relação ao período em que não havia a faixa exclusiva. Na Avenida Adhemar de Barros/Heitor Villa Lobos ganho de 89%. Nas avenidas José Longo e João Guilhermino onde o ganho foi de cerca de 30%, estão sendo realizadas alterações.
Na Avenida José Longo, por exemplo, com a mudança do fórum foi possível deslocar o ponto de ônibus que estava próximo a uma cruzamento. Na Avenida João Guilhermino está sendo finalizada uma proposta para solucionar a questão dos comboios de ônibus que se formam na via.
A análise das infrações cometidas nos corredores revela que o sistema tem sido bem assimilado pelos moradores. É o que se percebe no respeito às faixas exclusivas. Do total de infrações registradas, 75% foram cometidas nos primeiros 45 dias do sistema. Esse índice vem caindo. Se em pouco mais de quatro meses no ano passado foram 1.600 autuações. Neste ano em seis meses elas não passam de 115.
Com a implantação do BRT, sistema de transporte rápido por ônibus, os corredores exclusivos serão ampliados para todas as regiões da cidade com estações de pré-embarque, agilizando ainda mais as viagens e contribuindo para que os usuários gastem menos tempo em seus deslocamentos diários.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...