segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Busólogos: para quem ônibus é muito mais do que um meio de transporte

Há 13 mil amantes e estudiosos dos veículos no Brasil
Para a maior parte da população, os ônibus são apenas um meio de transporte, mas, para alguns, são muito mais que isso: uma paixão. Os chamados busólogos, amantes dos veículos que colecionam miniaturas, desenhos, pinturas e fotografias de ônibus, organizam encontros e dizem formar um grupo de 13 mil pessoas Brasil afora e 45 mil, no mundo todo. Um deles é Robson Jardim, de 26 anos, da cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana
O búsologo Robson Jardim coleciona miniaturas de ônibus desde os 7 anos
Foto: arquivo pessoal
O hobby e paixão que vêm desde a infância se transformaram também em profissão e, depois de adulto, Robson se tornou motorista no transporte coletivo de sua cidade. Ele coleciona vários modelos de miniaturas ônibus e já tem mais de 100 unidades.”Comecei com incentivo da minha mãe, aos 7 anos, e nunca mais parei. Alguns são até do exterior", contou Robson.
Outro amante dos coletivos é Saulo Scoponi, de 21 anos, auxiliar administrativo e estudante universitário. Ele conta que sentia a paixão vibrar quando ainda era criança, mas, foi na adolescência, aos 13 anos, que percebeu que havia outras pessoas com o mesmo interesse. Hoje, Saulo já diz possuir mais de 300 ensaios fotográficos de ônibus, reunidos ao longo de seis anos, todos do estado do Rio. O jovem iniciou os registros em São Gonçalo, onde mora, e já possui até modelos do interior no acervo. A produção é publicada no site (galeriabsg.blogspot.com).
Site do Busólogo Saulo Scoponi
Foto: Reprodução Internet
De tanto conhecer ônibus ao longo dos anos, Saulo ressalta que é grande a diferença entre modelos mais antigos e atuais. "Ônibus evoluiu muito, em especial, nos quesitos de tecnologia e preocupação com o meio ambiente. Estão muito menos poluentes e mais confortáveis", avalia o busólogo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...