terça-feira, 28 de outubro de 2014

Scania e Marcopolo em negócio de R$ 70 mi

Forneceram 73 ônibus rodoviários para quatro empresas do Grupo JCA
CAMILA FRANCO, AB
A Scania, montadora de chassis, e aMarcopolo, de carrocerias, anunciam negócio de cerca de R$ 70 milhões com o Grupo JCA, de transportes de passageiros. Juntas, as fabricantes entregam 73 ônibus rodoviários de luxo para quatro das cinco empresas do grupo: Auto Viação Catarinense, Viação Cometa, Auto Viação 1001 e Rápido Ribeirão Preto. Os veículos circularão pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. 
Fernando Guimarães, diretor executivo da Viação Cometa, diz que cada um dos ônibus custou aproximadamente R$ 1 milhão. Segundo ele, o investimento faz parte do plano do Grupo JCA de chegar a uma frota de com idade média de 3 anos em 2015 e visa preparar as empresas para a mudança no regime da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de autorização das linhas interestaduais. 
“Se não fosse a regulamentação da ANTT, não fechariamos este negócio tão importante. As regras claras ajudaram a definir os nossos investimentos, que nos últimos dois anos ficaram represados. Este ano, com a mudança, eles ultrapassam R$ 150 milhões”, comenta Guimarães. Os 73 novos ônibus fazem parte de um total de 277 adquiridos somente em 2014.
De acordo com o executivo, o Grupo JCA tem atualmente mais de mil ônibus, de três marcas diferentes: Mercedes-Benz, Scania e Volvo, que transportam mais de 70 milhões de passageiros (ou clientes, como ele prefere definir) anualmente. A sua frota atual tem idade média de 3,5 anos. Para renová-la, além da aquisição anunciada, o JCA espera substituir entre 400 e 500 veículos por ano. “Estamos desenvolvendo novos projetos para desmontar ônibus antigos e reaproveitar suas peças, seja para o mercado local, exportação ou reciclagem.” 
Os ônibus Scania com carroceria Marcopolo foram os escolhidos da vez, conta Guimarães, “pela alta qualidade, segurança e conforto oferecidos, além de contarem com bom programa de manutenção (atendimento com mecânicos especializados 24 horas por dia em sete dias por semana) e permitirem atendimento diferenciado aos clientes.” 
Do lote de 73 chassis, 67 são 8x2, com motor de 13 litros e 440 cavalos de potência, e carroceria Marcopolo Paradiso 1800 Double Decker (de dois andares). Os outros seis são modelo 6x2, levam propulsor de 13 litros e 360 cavalos, e carroceria Marcopolo Paradiso 1200 (de um andar). Todos os veículos são equipados com câmbio automatizado; sistemas de freios EBS (ABS mais controle de tração); suspensões dianteira e traseira pneumáticas; sistema antitombamento; Scania Driver Support (tecnologia que dá dicas no painel de condução econômica); freio auxiliar retarder, que, segundo a Scania, permite frenagens mais eficientes; além de rodas de alumínio de série. 
MODELO DE LUXO 
Ciro Pastore, responsável por ônibus rodoviários da Scania no Brasil, comenta que os novos veículos 8x2 permitirão que o Grupo JCA ofereça novidades aos seus clientes. “No primeiro piso dos Double Decker, há poltronas revestidas por couro com inclinação de 180 graus. Estão disponíveis ainda leito-cama, DVD, ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga. No andar superior, o cliente pode contar com poltronas ainda mais confortáveis e anatômicas, com descanso de pernas para longas viagens, banheiro e bar com geladeira.” O executivo considera este negócio como o mais importante entre a Scania e o Grupo JCA nos últimos dez anos. 
André Oliveira, consultor de marketing da Marcopolo, também vê a negociação como uma das mais expressivas para a encarroçadora. “É o maior pedido de Double Decker que o grupo já nos solicitou em todos os anos de nossa parceria.” O executivo compara o interior dos novos veículos à primeira classe de aviões. “É o nosso modelo mais luxuoso fabricado no Brasil. Há mais conforto com os novos bancos, iluminação, teto panorâmico, amplificadores de aúdio, monitores de 15 polegadas em LED, revestimento do piso com material semelhante à madeira para melhor isolamento térmico e acústico, além de ar-condicionado que proporciona maior eficiencia na climatização de todo o ambiente.” 
MERCADO 
Ambos os executivos da Scania e da Marcopolo comemoram a nova regulamentação da ANTT, mas concordam que ela só gerará forte impacto nas vendas de ônibus a partir do segundo semestre de 2015. “A nossa demanda, que estava reprimida, deverá voltar a crescer em meados de 2015 e 2016, com incremento de cerca de 2 mil unidades em cada um destes anos. Mas 2014 ainda será de queda de cerca de 15% em relação a 2013, tanto para o mercado, que fica abaixo de 30 mil unidades, quanto para a Scania”, afirma Pastore. “A Marcopolo deve cair até 12% este ano e voltar a curva de crescimento a partir do segundo semestre do ano que vem”, acrescenta Oliveira.

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