sexta-feira, 1 de abril de 2011

Especial do Mês: Eucatur 47 anos...

Milhares de quilômetros de sucesso...
A Eucatur, pioneira no transporte de passageiros na Região Norte (em especial em Roraima), realizou nesta quinta-feira (31), o seu aniversário de 47 anos de existência. Para a comemoração, colaboradores se reuniram na garagem da empresa e celebraram a data com uma missa, seguida de um café da manhã reforçado.
Para a missa, compareceu o padre Mauro Maia, que pregou sobre a gratidão. Todos os funcionários pediram bênçãos e agradeceram por mais um ano de conquistas e de sucesso da família Eucatur no Estado de Roraima. 
Evolução a cada dia
O gerente operacional da Eucatur, Vanderlei Araújo, informou que desde 1983 a empresa opera em Roraima. “A empresa vem evoluindo com o Estado. Sempre primamos pela boa qualidade de nossos serviços e o bem-estar dos nossos clientes. Este ano vamos receber ônibus novos para todas as linhas, tanto para viagens entre os municípios de Roraima, quanto para viagens para Manaus”, informou Vanderlei Araújo.
Para comemorar junto com os colaboradores, também compareceu a vereadora Lourdes Pinheiro, que se disse conhecedora de muito tempo da empresa. “Conheço a Eucatur desde quando nem tinha esse nome, desde 1969, quando ainda estava situada em São Paulo com o nome de Bernardense Prudente”, relatou. 
15 anos na Eucatur
O encarregado de transporte Cícero Ferreira, que no início de carreira trabalhava no almoxarifado, tem 15 anos de serviços prestados à Eucatur no Estado, dos 20 anos de carreira. Ele se diz feliz com o ambiente de trabalho, com os amigos que conquistou e o bem-estar que lhe é proporcionado pela empresa.
“É muito gratificante trabalhar na Eucatur, porque tenho meu trabalho reconhecido. Sou respeitado como todos os outros companheiros de trabalho e vivemos muito bem. Vi o desenvolvimento da empresa e posso dizer que o reconhecimento do nosso trabalho é muito importante para todos nós”, enfatizou Ferreira.
História
A Eucatur foi criada pelo empresário Assis Gurgacz em 31 de março de 1964, em Cascavel. Na década de 70, quando se falava em colonização do Norte do país, Assis Gurgacz e Nair Gurgacz, aproveitaram a oportunidade para expandir os negócios e ajudar no desenvolvimento desta região, e decidiram se instalar em Rondônia. A pequena Eucatur, hoje uma gigante no transporte interestadual de passageiros, foi quem deu curso a partir de 1971, a uma das maiores diásporas da humanidade de todos os tempos, trazendo migrantes do Sul do Brasil para colonizar então território federal de Rondônia.
Naquele tempo, as dificuldades eram muitas, mas que não intimidaram o empresário que sempre teve no desafio, seu estilo de vida. Mesmo depois de 46 anos de Eucatur no Brasil, o empresário Assis Gurgacz se emociona ao falar da empresa que iniciou no ramo do transporte em 1964 com apenas um ônibus que percorria uma linha de 20 quilômetros, ligando Cascavel a Santa Tereza, no Estado do Paraná. “Desde muito jovem eu sonhava em ser motorista de ônibus. E nessa época eu era motorista e ao mesmo tempo, mecânico e lavador”, lembra o empresário. “Foi com muito trabalho e a união e determinação de minha família, com apoio dos funcionários, que conseguimos vencer as dificuldades impostas pela selva e abrir caminhos em Rondônia”, reforça.
“Como irmão mais velho, Assis sempre foi um grande sonhador e não se intimidou a conhecer Rondônia. Ele veio numa época em que a malária fazia cada dia mais vítimas. Um ano depois de sua chegada, preocupado e assustado com a quantidade de mortes que a doença gerava ele pensou em desistir. Houve um momento de desespero onde ele pensou em largar tudo, mas ao se reunir com sua equipe, todos se mostraram solidários e confiantes a esperar pelo prazo de seis meses para só assim se pensar em ir embora. Logo veio a seca e os casos foram diminuindo e aqui estamos até hoje, felizes por ter valido a pena”, recorda o gerente operacional da empresa e irmão do empresário, Airton Pedro Gurgacz.
O empresário atribui o sucesso da empresa a essa união de todos funcionários e diretores, enquanto uma única família. “Com a garra e união dos colaboradores conseguimos nos firmar no Estado. Percebo que conseguimos transmitir o nosso sentimento a eles, trabalhamos apaixonados pelo que fazemos. Nossa equipe tem crescido firmada na unidade, responsabilidade, respeito e confiança. E fazemos questão de valorizar os mesmos que desde o início tem enfrentado as dificuldades sem desanimar”, reafirmou Assis Gurgacz.
O filho mais velho de Assis, Acir Gurgacz, hoje senador da República, e que sempre esteve ao lado do pai desbravando caminhos pelo interior de Rondônia, diz que leva para a vida pública e política o exemplo e os ensinamentos do pai. “A visão de mundo e de futuro, a firmeza nas decisões, a seriedade e o compromisso com a comunidade são características de meu pai que eu sempre respeitei, aprendi a aplicar na vida empresarial e carrego comigo para a vida pública”, salientou Acir.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...