domingo, 11 de setembro de 2011

Sobram vagas de trabalho atrás dos volantes no Rio

                       Emerson Bittencourt é motorista de
                 ônibus há sete anos Foto: Danielle Moitas
Danielle Moitas
Bons salários para quem tem, pelo menos, o ensino fundamental completo e benefícios, muitos benefícios. São essas as apostas das empresas para preencher 1.800 vagas de motorista em todo o Estado do Rio. E aproveitar as oportunidades com rendimentos iniciais de R$ 1.470 ficou mais fácil. Antes pagos, os cursos de formação necessários para desempenhar a função podem ser encontrados gratuitamente.
Reunindo as oportunidades disponíveis em ônibus, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) montou um banco de currículos online para receber as inscrições dos interessados. É preciso ter mais de 21 anos e carteira de habilitação categoria D. Não é exigida experiência.
— Quem é selecionado faz o treinamento exigido pela lei gratuitamente no Sest/Senat. A facilidade da qualificação é um dos caminhos para atrair os profissionais. Temos uma demanda grande de trabalhadores em Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí — enumera Ana Rosa, diretora de gestão de pessoas da Fetranspor.
Ana destaca que o aquecimento do mercado de trabalho para os motoristas não está apenas nas garagens de ônibus. Segundo ela, a necessidade de profissionais para transporte de carga também é grande.
Entre os atrativos para os motoristas de ônibus estão cestas básicas, premiações por bom desempenho, plano de saúde e convênios com universidades, farmácias e óticas. Outras categorias como carreteiros de empresas e funcionários particulares recebem vales transporte e alimentação.
Técnico de alarmes residenciais e de empresas, Emerson Bittencourt, de 33 anos, sonhava transformar a paixão pela direção em profissão. Insatisfeito com os atrasos salariais, ele pediu demissão do antigo emprego e decidiu ser motorista.
— Vi um anúncio num jornal com vagas que não exigiam experiência. Fui selecionado e fiz os cursos por meio da empresa. Sete anos depois, estou feliz, já fui promovido e não trabalho mais em fins de semana e feriados.
Garantir empregoQuem quer ingressar no mercado deve passar por um curso. Nas unidades do Sest/Senat de Deodoro e de São Gonçalo, a formação é gratuita, com duração de 160 horas. Segundo o diretor da escola de São Gonçalo, Henriques Amaral, os profissionais devem ser completos:
— Antes, o motorista precisava apenas ter carteira. Hoje, tem que entender de cidadania, leis, direitos e meio ambiente, além de tratar bem os usuários.
Sandro Mauro de Lima, de 39 anos, sabe bem o que é se preocupar com o bem-estar dos passageiros. Em seus 13 anos na rua, ele afirma que fez muitos amigos.
— A rotina é pesada, mas compensa. Tinha passageiros fiéis, que até me defendiam, se aparecesse alguém de mau humor — relembra.
Apesar da identificação, há dois anos ele deixou o volante para repassar experiência. Sandro é instrutor das novas turmas de motoristas da empresa onde trabalha.
Curso
As inscrições para o curso no Sest/Senat já estão abertas. O curso é gratuito, com limite de 25 vagas por turma. O atendimento é feito das 8h às 17h. A unidade de Deodoro fica na Estrada do Camboatá 135. O telefone para informações é o (21) 3503-0500. A de São Gonçalo fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 7. O telefone é o (21) 2702-6800.
Exigências
É preciso ter carteira D ou E, levar uma cópia da carteira de habilitação e comprovantes de residência e escolaridade até, pelo menos, o 6º ano do ensino fundamental. O candidato não pode ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
Currículos
Para se cadastrar no banco de currículos da Fetranspor, basta acessar o site www.fetranspor.com.br.
Vagas
Segundo o diretor do Sest/Senat de São Gonçalo, Henriques Amaral, chega a mil o número de vagas em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
Pendotiba
A Viação Pendotiba está oferecendo 20 vagas para motorista. Para se candidatar ,é preciso ser maior de 21 anos e ter carteira D ou E. Quem tiver experiência deve comprovar dois anos no transporte de passageiros. No caso de primeiro emprego, é preciso ter o curso para conduzir veículo de transporte urbano. As inscrições podem ser feitas às terças-feiras, a partir das 8h, na Avenida Ewerton Xavier 7.698, Várzea das Moças, em Niterói. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2703-4350.
Redentor
A Viação Redentor está com 80 oportunidades abertas. Podem se inscrever pessoas com carteira de habilitação B. O treinamento e a troca da habilitação serão feitos pela empresa. É preciso ter, no mínimo, 25 anos. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail rhgruporedentor@ig.com.br ou rh@gruporedentor.com.br. Os novos motoristas são admitidos na categoria júnior e três meses depois passam a pleno. O telefone para informações é o (21) 2445-0270.
Ceat
O Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat-RJ) oferece oportunidades para motorista auxiliar (8), motorista de automóveis (2), motorista de caminhão (53), motorista de caminhão guincho (2), motorista de caminhão-guincho com Munck (13), motorista de Kombi (1) e motorista de ônibus (1). Para se candidatar às vagas de motorista de caminhão, é preciso ter carteira de habilitação E. Os funcionários atuarão na Zona Oeste, na Zona Norte, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os interessados devem procurar os postos do Ceat, que ficam nos seguintes endereços: Avenida República do Chile 245, no Centro; Praça Dom Romualdo 11, em Santa Cruz; Largo da Penha 19, na Penha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar carteira de trabalho, CPF, identidade e PIS.
Setrab
Nos postos da Secretaria estadual de Trabalho e Renda há chances para motorista de caminhão (24), motorista de furgão (2), ajudante de motorista (137) e motorista de automóveis (2). No Centro do Rio, o atendimento é feito na Central do Brasil, subsolo, loja 14. Os documentos necessários para se candidatar a uma vaga nos postos são a carteira de trabalho, PIS, CPF e uma foto 3x4. O atendimento é feito das 8h às 17h.
Curriculum
A consultoria tem vagas de ajudante de motorista (20), motorista de automóveis (50), motorista carreteiro (65), motorista de caminhão (48), motorista de Munck (1), motorista de ônibus (270) e motorista de Truck (7). Os interessados devem se cadastrar no site www.curriculum.com.br e se candidatar às vagas de interesse.
LET RH
O grupo oferece vagas para motorista e ajudante de caminhão. Os interessados devem entregar o currículo nos seguintes postos: Avenida Rio Branco 120, 6º andar, sala 14, no Centro do Rio; e Avenida das Américas 4.200, bloco 9, sala 309-A, na Barra da Tijuca
Fonte da Matéria: http://extra.globo.com/
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...