terça-feira, 30 de abril de 2013

Piauienses desenvolvem sistema para monitorar ônibus pelo celular

'Basta utilizar um celular que tenha GPS e acesso à internet', diz professor.
Projeto será apresentado para a Superintendência de Trânsito de Teresina.
Um grupo de piauienses desenvolveu um sistema para monitorar ônibus pelo celular. A ferramenta possibilita que através do aparelho celular o usuário do transporte público da capital possa ver a localização e o tempo de espera para que o seu ônibus chegue à parada onde você está o passageiro.
O projeto foi apresentado na sexta-feira (26), pelo professor de eletrônica e eletrotécnica do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Marcelino Almeida, para demonstrar os resultados da pesquisa orientada por ele e desenvolvida por estudantes do curso de Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que participam do grupo Labiras.
Segundo Marcelino Almeida, a ideia tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de tecnologias assistidas no Estado do Piauí. O professor explica que bastando utilizar um celular que tenha GPS e acesso à internet 3G é possível se beneficiar desse sistema.
“Esse sistema servirá tanto para o poder público quanto para o usuário de transporte coletivo. A ideia é que, através de um simples aparelho celular, o usuário possa ter informações sobre a localização de seu ônibus e até mesmo o tempo que ele levará para chegar à sua parada. Mas o sistema poderá também fornecer dados para que a engenharia de tráfego possa coordenar melhor o trânsito da capital”, destacou.
O secretário da Seid, Hélder Jacobina, conta que esse é mais um projeto que nasce da necessidade levada até os pesquisadores do Estado para o desenvolvimento de tecnologias voltadas às pessoas com deficiência.
“Essa sensibilização dos pesquisadores é muito importante, pois através de demandas da sociedade eles estão desenvolvendo produtos que melhoram a vida das pessoas. Esse sistema servirá para os cadeirantes, que saberão exatamente que hora o ônibus dele vai passar, e, futuramente, para os deficientes visuais, que por comando de voz serão informados quando o seu ônibus estiver chegando” falou.
De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Henrique, a ideia do sistema promete ser um artifício a mais na mobilidade urbana de Teresina. Além disso, o projeto será apresentado para a Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans).

1 comentários:

  1. Até hoje ninguém usa esse "tal" aplicativo aqui em Teresina, pois já possuímos outra ferramente, que se encontra na loja da Play Store que tem pra Android, iOS. nunca vi esse aplicativo que fizeram logo depois de uns dias que foi apresentado, a galerinha da Prefeitura juntamente com a própria STRANS e o SETUT, empresas ciadas que abrangem o sistema de transporte publico de Teresina dizem eles que o sistema não ira funcionar com o sistema que temos, logo a principio a frota é uma porcaria, segundo, as três instituição não se preocupam com a população e fazem um serviço por baixo dos panos e pra eles tudo bem, compram de 20 a 60 ônibus novo (no máximo) e ainda não é pra todas as empresas..terceira fizeram uma tal de licitação, aos poucos ta indo não saberemos se irá funcionar direito que logo pra começar as empresa que concorreram todas são as mesma que tem que são no total de 13 empresas, e 40% dessas empresas funcionam normal com seus recursos, mais os 60% é um lixo, na semana passada teve uma entrevista com um dos empresários que concorreu a licitação e disse que não tem recurso pra renovar a frota, a e vale ressalvar que só uma empresa de fora se interessou e concorreu e ainda perdeu e quem ganhou foi as 13 empresas daqui, sendo que tem empresa que tiver 10 carro tem muito é o caso da empresa que carrega o nome da Capital alterado "Therezina"..essa é verdade nua e crua.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...