segunda-feira, 30 de março de 2015

MARCOPOLO PARTICIPA DO PROJETO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES DO SETOR AUTOMOTIVO

Empresa será âncora do programa na Serra Gaúcha
A Marcopolo será a âncora do Projeto de Capacitação e Desenvolvimento de Fornecedores de Empresas do Setor Automotivo de Caxias do Sul, lançado hoje, dia 25 de março. Coordenado pela UCS (Fundação Universidade de Caxias do Sul) e APLMMeA (Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha), o programa tem como objetivo definir, estruturar e capacitar uma rede de fornecedores para o setor automotivo baseado em uma companhia (Marcopolo), visando o desenvolvimento técnico, gerencial e metodológico.
Apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o projeto de captação conta com 11 projetos em andamento, sendo sete no setor automotivo e quatro no de petróleo, e faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento de Fornecedores (PNDF).
Segundo Nelson Gehrke, diretor de aquisição e logística da Marcopolo, serão abordadas questões como metodologia utilizada para captação de empresas e para o desenvolvimento de fornecedores. “O projeto contribuirá diretamente para que pequenas e médias empresas sejam mais competitivas no mercado. As participantes receberão apoio e orientações necessárias para melhorar seu desempenho e estar mais bem preparadas para fornecer às grandes indústrias. A meta é capacitar a cadeia de suprimentos, elevando o padrão de qualidade e competitividade, dar maior agilidade e assertividade no desenvolvimento de novos produtos, aumentar a capacidade de inovação e gerar melhorias nos aspectos de gestão, metodologia e perpetuação dos negócios”, explica o executivo.
O Projeto de Capacitação e Desenvolvimento de Fornecedores de Empresas do Setor Automotivo de Caxias do Sul contará com 31 companhias participantes. “Foram observados os seguintes requisitos para a participação: não ter vínculo acionário com Marcopolo S/A, passar na nossa avaliação de desempenho, ser fornecedor estratégico para novos desenvolvimentos e ser sediada na região da Serra Gaúcha”, revela Gehrke.
Com término previsto para o dia 30 de setembro de 2016, o projeto contará com consultorias para a implementação de melhorias de gestão de processos, com a metodologia Lean Manufacturing. O programa inclui ainda a criação de Portal de Negócios, que tornará possível a integração entre a empresa âncora e os fornecedores. A ideia é iniciar com as empresas fornecedoras e depois expandir para empresas de outros projetos.

sábado, 28 de março de 2015

Cidades globais se unem para "limpar" frotas de ônibus

Ônibus Transmilênio em Bogotá, na Colômbia: cidade é reconhecida pela inovação no transporte.
Nesta sexta-feira (27), prefeitos de algumas das maiores cidades do mundo reuniram-se em Buenos Aires, no Fórum Latino-Americano de Prefeitos do C40, para demonstrar liderança na luta global contra as mudanças climáticas.Durante o encontro, 20 cidades comprometeram-se a usar ônibus urbanos mais limpos e não poluentes.
Juntas, essas cidades representam uma frota total de 114.655 ônibus em todo o mundo até 2020. Se todos estes fossem substituídos por ônibus com emissões zero, a redução de emissões seria equivalente a 1,78 milhão de toneladas anuais.
Na lista das cidades latino-americanas que assinaram a Declaração do C40 de Intenções para Ônibus Urbanos Limpos aparecem Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Curitiba, Cidade do México, Quito, Salvador e Rio de Janeiro. 
Com a declaração de intenções, as cidades esperam mobilizar fabricantes globais, operadores de transportes públicos, empresas de leasing, bancos multilaterais de desenvolvimento e outras agências de financiamento que apoiem as ambições das cidades em "limpar" o transporte urbano coletivo.
A ideia é superar os custos e a falta de financiamento que servem como barreiras à contratação em massa de ônibus de baixa emissão, atualmente.
Pelos cálculos do Prefeito do México, Miguel Ángel Mancer, as cidades latino-americanas esperam comprar cerca de seis mil desses ônibus menos poluentes, o que representaria um investimento de dois bilhões de dólares e uma economia de 65 mil toneladas de dióxido de carbono ao ano.
"Cidades latino-americanas são amplamente reconhecidas como líderes mundiais no setor de transporte urbano. E a implementação e promoção de sistemas limpos de transporte de massa nos centros urbanos não só reduz as emissões e melhora a qualidade do ar, mas também tem o potencial de melhorar a qualidade de vida e inclusão social, conectando pessoas a oportunidades econômicas", disse Mancer.
10 cidades no mundo com projetos "verdes" inspiradores
Veja soluções inovadoras para desafios tão comuns às grandes metrópoles, como a poluição, a gestão do lixo, o desperdício de energia e o caos dos transportes
Elas dão exemplo
Pouco mais da metade da população mundial já vive em cidades, movimento que tende a aumentar. Simultaneamente, a pressão sobre os espaços urbanos segue uma linha ascendente e constante, que exige respostas à altura dos grandes desafios ambientais da atualidade — das mudanças climáticas à demanda desenfreada por recursos naturais.
A busca pela qualidade de vida nas grandes cidades passa, essencialmente, pela criação de espaços urbanos mais sustentáveis.
Dessa cruzada, saem exemplos inspiradores, como os dessas 10 cidades, que trazem soluções diferenciadas para problemas tão comuns às metrópoles, como a poluição, as montanhas de lixo, o desperdício de energia e o caos dos transportes. Elas foram reconhecidas pelo prêmio Leadership Awards 2014, concedido Grupo de Cidades Líderes pelo Clima (C-40) e a Siemens.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Paixão por ônibus vira fonte de renda

'Busólogos' de Niterói, RJ, fazem a alegria dos colecionadores de miniaturas. Modelos antigos são os mais requisitados por amantes do meio de transporte
GUSTAVO RIBEIR
"Busologia: atividade, geralmente praticada como hobby, do estudo de assuntos relacionados a ônibus, tais como história, motores e carrocerias". Uma breve busca online explica o significado do termo, estranho à primeira vista. Alguns "busólogos", os aficcionados por ônibus, são tão apaixonados que fazem do passatempo fonte de renda. É o caso do arquiteto Ricardo Avellar, niteroiense de 49 anos que produz e vende dezenas de miniaturas artesanais de ônibus antigos por mês.
A "brincadeira" de Ricardo tem até nome: RRV Miniaturas, oficina que mantém na própria casa desde 2000. A sigla é em homenagem ao irmão Rafael Avellar, 52, e ao amigo Vinícius Vieira, 53. "Meu irmão gosta de ônibus desde pequeno. Um dia resolvi fazer uma miniatura para dar de presente para ele, que gostou e pediu outra. Fiz a segunda, aí veio um amigo que também gostava de ônibus antigos, veio outro, outro... De lá pra cá já fiz mais de 400", conta o arquiteto, que começou a vender os produtos quando estava desempregado.
Rafael é
funcionário público e, como se tornou estudioso do tema, atua como consultor na confecção das peças. Já Vinícius, motorista de ônibus há 25 anos, produz as maquetes que compõem cenários para as miniaturas. "O Rafael é o expert fotografa ônibus desde criança e sabe tudo de motorização, número de chassi... 
Ele dá assessoria de pesquisa ao Ricardo para que as réplicas sejam cópias fiéis dos modelos de cada época", relata o rodoviário, ressaltando que os cenários não são vendidos com os miniônibus
"Eles são só para divulgar as miniaturas de forma mais atraente, relembrando como era a cidade em cada período da história", pondera ele, que utiliza materiais recicláveis na ambientação.
Segundo Ricardo, a estrutura das miniaturas é feita em madeira e os detalhes, resina. 
Os modelos que mais fascinam o trio são os antigos, quando as cores dos coletivos que circulavam no Rio não eram padronizadas. "Cada empresa tinha o seu visual e todo mundo identificava a viação pelas cores. Era muito interessante, porque cada ônibus tinha a pintura do seu estilo", lembra, nostálgico.
As miniaturas têm cerca de 50 centímetros e podem levar até seis meses para ficarem prontas. Vinícius avisa que quem solicitar uma hoje só deve receber o protótipo em setembro. 
A equipe recebe em torno de 20 pedidos por mês. Segundo ele, cada exemplar custa em torno de R$ 550. Os interessados vão desde colecionadores a motoristas, cobradores, empresários e demais apaixonados por ônibus. O telefone para encomendas é (21) 2622-8828.
Fotos:  Divulgação/ RRV Miniaturas

Rapidinhas Mundiais....

Mercedes-Benz Tourismo assinala 20º aniversário
Lançado no outono de 1994 e primeiro autocarro da Mercedes-Benz com nome próprio, o modelo Tourismo assinalou o seu 20º aniversário. Desde a sua introdução no mercado já foram vendidas mais de 21 mil unidades das várias gerações deste modelo. Apesar de ter sido concebido originalmente como autocarro de piso alto e com um só comprimento máximo disponível, a gama foi sendo alargada ao longo dos tempos e atualmente inclui várias versões para satisfazer as necessidades de um vasto segmento de mercado.
Biogás produzido a partir de fontes orgânicas utilizado em autocarro
No Reino Unido entrou em operação um autocarro movido a gás que é produzido a partir de fontes biológicas, designadamente fezes e lixo orgânico. O Bio-Bus, que está em circulação nas cidades de Bristol e Bath, é alimentado por gás metano, gerado a partir do sistema de tratamento de esgotos e lixo doméstico. Um depósito deste biogás assegura uma autonomia até 305 km.
Mercedes apresenta autocarro extra-longo com 21metros
A Mercedes-Benz apresentou um autocarro extra-longo com 21 de metros de comprimento, quatro eixos e capacidade para 191 passageiros. Trata-se do CapaCity L, que está vocacionado para sistemas de transporte público de alta capacidade em via dedicada, conhecidos por BRT (Bus Rapid System) ou Busway. O primeiro cliente do Mercedes-Benz CapaCity L é a ‘Hamburger Hochban”, a empresa de transportes públicos da cidade de Hamburgo.

MAN lança autocarro interurbano ‘low cost’

Novo modelo Intercity
A MAN apresentou o seu novo autocarro interurbano de piso elevado, denominado Intercity, que se carateriza pelos baixos custos de aquisição e utilização. Produzido na fábrica de Ankara, na Turquia, este novo modelo está vocacionado para serviços de carreiras regulares aos dias de semana e serviços ocasionais aos fins de semana, assim como transporte escolar. O MAN Intercity foi construído com base no conceito modular do construtor alemão, tendo recebido componentes testados e mais que comprovados em outros modelos, como por exemplo, o MAN Lion´s Regio ou os chassis da marca, designadamente o painel de bordo ou as suspensões.
O MAN Intercity está disponível com dois eixos e comprimentos de 12 e 13 metros, oferecendo uma lotação máxima de 55 ou 59 lugares sentados, respetivamente, além de espaço para duas cadeiras de rodas e uma plataforma elevatória. Este autocarro vem equipado com o motor diesel common rail MAN D08, que desenvolve uma potência máxima de 290 cv.       O sistema modular flexível permite configurar o veículo em função das necessidades específicas de cada cliente, que inclui a possibilidade de disponibilização de bancos rebatíveis ou uma plataforma removível para assegurar espaço para um ou duas cadeiras de rodas, ou espaço para passageiros em pé. 
Para acesso ao veículo, o MAN Intercity conta com uma porta dianteira de folha simples, enquanto a traseira pode ser de folha simples ou dupla. As portas são ativadas por um sensor ou por comando remoto. Para entrar e sair existem três degraus que foram concebidos para utilização em transporte escolar. O compartimento de bagagem oferece um volume útil de 5,2 m3 na versão de 12 metros e de 6,4 m3 na de 13 metros. O MAN Intercity já está em comercialização e o fabricante alemão recebeu as primeiras 50 encomendas de operadores de cinco países europeus. 
por: Carlos Moura

Transportes de Lamego têm dois novos autocarros

“Verdinho”
A rede de transportes urbanos de Lamego – Verdinho, operada pela Transdev, recebeu, hoje, duas novas viaturas que irão substituir os anteriores mini-autocarros que estavam em circulação. Segundo João Paulo Araújo, administrador da Transdev, “esta renovação da frota é mais um marco importante pois reflete a preocupação que temos em proporcionar viagens cómodas e seguras aos nossos passageiros, preocupação essa que partilhamos juntamente com o Município. A Transdev tem acompanhado continuamente a performance da rede do Verdinho, através de técnicos especializados, tendo sempre como objetivo apresentar soluções viáveis para as diferentes necessidades da população de Lamego.”
O “Verdinho”, que conta com quatro linhas e cobre não só toda a malha urbana da cidade como também as áreas periféricas de Penude, Arneirós, Lamelas e Cepões, existe desde 2012 e resulta de uma parceria entre a Câmara de Lamego e a Transdev.
Para o presidente da autarquia, Francisco Lopes, “é cada vez mais fácil circular na cidade de Lamego. A atual rede de circuitos, composta por quatro linhas distintas, resulta de um estudo elaborado pela Câmara Municipal e pela Transdev junto da população local, de forma a compreender os seus hábitos e desejos ao nível da mobilidade. Vamos ao encontro das reais necessidades dos lamecenses. Ao servir as zonas de expansão da cidade, onde se encontram os novos equipamentos públicos, como é o caso dos centros escolares e do Hospital de Lamego, e as novas urbanizações, queremos que os lamecenses utilizem cada vez mais o Verdinho, com um elevado grau de satisfação”. Em 2014, a rede de transportes urbanos de Lamego transportou, em média, 4.800 passageiros por mês, tendo a procura aumentado em 12 por cento desde 2012. 
por: Pedro Pereira

quinta-feira, 26 de março de 2015

Exposição do VLT atrai céticos sobre o novo transporte

Jornal do Brasil/Matheus Ferre*
“Eu tenho uma dúvida: eu quero saber como vai funcionar, se vai dar vazão para toda a população que depende de transporte público do Rio de Janeiro”, foi um questionamento comum entre as pessoas que estavam na exposição do vagão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Cinelândia, na tarde desta terça-feira (24) no Rio de Janeiro. O VLT entra em atividade em 2016 e irá transportar cerca de 300 mil passageiros por dia.
A engenheira eletricista Tatiana de Souza, 29, questionou se o novo transporte vai ser eficiente ou “no mesmo nível do BRT”. “Se não tiver uma boa operação não vai dar certo, como é o BRT hoje em dia. A TransOeste e a TransCarioca eu acho que não têm uma boa logística. Se acontecer a mesma coisa aqui no VLT vai dar um grande problema, não vai funcionar também. Se fizer igual ao BRT não vai dar certo, já foi provado com números que o sistema não dá certo”, disse.
Pessoas se reuniram para olhar o novo transporte
O estudante de arquitetura Atílio Flegner, 20, explicou que o VLT será um modal acessório para a população da cidade, não transportando pessoas de muito longe para o Centro da cidade. Ele explicou que o VLT irá ter uma vazão de 9 mil pessoas por hora, o que, apesar de ser um número grande, não é o suficiente para a cidade. Segundo Atílio, o metrô transporta 50 mil pessoas por hora. “Hoje as barcas já transportam 12 mil pessoas e com as novas vão ser 24 mil. Quando o VLT chegar perto da Central [do Brasil] a situação irá ficar muito mais difícil, porque vão ser as pessoas dos ônibus, trem da Supervia e metrô para pegar o transporte”, explicou o estudante de arquitetura. “O que passa de ônibus hoje aqui na Rio Branco, por incrível que pareça, tem maior capacidade de gente do que o próprio BRT ou que o futuro VLT vai ter um dia. Vai acontecer a mesma coisa que aconteceu [com o BRT], eles vão acabar com diversas linhas de ônibus, mas isso não vai funcionar. Eles têm que calcular melhor isso, estão colocando muita fé em modais que são de baixa capacidade”, completou.
O VLT entra em atividade no próximo ano
“Eu acho que tem duas coisas principais que o governo e a prefeitura precisam se preocupar”, começou dizendo o administrador de empresas Henrique Santana, 39. “A primeira de todas é a vazão. Eu acho que não tem um estudo consolidado ainda de qual seria o volume desse transporte, a quantidade de pessoas. O segundo ponto seria o próprio tráfego. O trânsito corre um grande risco se, principalmente, não houver uma mudança dos modais e ônibus que circulam no Centro da cidade pode dificultar muito”, disse.
Tatiana de Souza disse que acredita ser necessário um momento de teste – diferentemente do que foi feito no BRT com a retirada de ônibus – para que veja como a população irá responder à nova forma de transporte disponibilizada pela prefeitura.
As dúvidas principais da estudante de turismo Jenifer de Miranda Silva, 21, são em relação ao trânsito. Para ela, a dificuldade com o VLT será com a mudança em uma das principais avenidas do Centro. O pedido da jovem era que explicassem para ela como vai haver essa mudança e o trânsito irá fluir normalmente. “Eu espero de verdade que ajude a cidade, esse trânsito horrível todo dia. Eu quero saber se vai melhorar mesmo ou se isso vai ser só mais uma maquiagem para a nossa cidade. O povo precisa de transporte de qualidade, nós usamos diariamente. É essa minha grande dúvida”, questionou a estudante.
As pessoas ficaram em dúvida quanto à funcionalidade do VLT
Atílio Flegner explicou que a concessão do VLT é de 25 anos, no entanto, nos cálculos do estudante de arquitetura engajado com os transportes do Rio de Janeiro, o transporte só irá funcionar por dois anos. "Serão 23 anos de problemas e reclamações para o Rio, afinal, quem irá querer quebrar um contrato desse tamanho?".
A assessoria de imprensa da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cedurp), informou que o VLT chega para acrescentar o sistema de trânsito da cidade. De acordo com a Cedurp, serão 420 passageiros em intervalos de três a 15 minutos. 
Confira a nota da Cedurp:
"O VLT chega para acrescentar capacidade, com operação 24 horas por dia conectando todos os meios de transporte na região central (barcas, trens, metrô, teleférico, ônibus convencionais, rodoviária, aeroporto e terminal de cruzeiros marítimos). Pode transportar até 300 mil pessoas diariamente em seus 28 Km de trilhos. São 420 passageiros por composição em intervalos de três a 15 minutos. Silencioso, moderno e menos poluente, será climatizado, acessível e trará qualidade ao transporte de quem transita pelo Centro. 
A velocidade média de 17 km/h se deve ao fato de o VLT atravessar praças e cruzamentos, em parâmetro indicado e seguro para áreas de grande movimentação de pessoas. 
A ocupação de duas faixas da Avenida Rio Branco para implantação do sistema atende a uma nova lógica de mobilidade urbana que não prioriza o transporte individual, mas o transporte coletivo. Um VLT pode transportar até 420 pessoas, o que corresponde a 84 automóveis levando em consideração que os carros teriam cinco pessoas cada. Nesse caso, VLT otimiza a ocupação do espaço público."
O JB entrou em contato com a Secretaria de Transportes e perguntou se com a implantação do novo meio de transporte se alguma linha de ônibus irá ser cortada. A resposta da assessoria somente que: "Além do VLT, o centro terá também BRT, com a chegada do corredor Transbrasil até a Presidente Vargas."

quarta-feira, 25 de março de 2015

Volvo Buses está fornecendo 28 ônibus híbridos articulados para Budapeste

28 ônibus híbridos articulados fabricados pela Volvo Buses agora estão transportando passageiros em torno de Budapeste. Este é o maior de sempre para que o Volvo 7900 Híbrido articulado. O cliente é o operador de ônibus Hungarian T & J Busz.
A Volvo 7900 Híbrido articulado tem uma grande capacidade de passageiros, baixo ruído e níveis de emissões e consumo de combustível, que é 30 por cento inferior ao de um ônibus diesel equivalente. Isso o torna uma alternativa atraente para as grandes cidades, onde o foco é sobre o transporte sustentável. "É realmente uma boa notícia que Budapeste também decidiu investir em tecnologia híbrida. Nós vendemos mais de 1900 ônibus híbridos para as cidades, em 21 países, mas este é o maior pedido único até agora para ônibus híbridos articulados ", diz Arpad Szucs, Country Manager da Volvo Buses na Hungria. Além dos 28 ônibus, Volvo Buses também estará fornecendo T & J Busz com assistência técnica e manutenção para todos os ônibus, incluindo as baterias, a um custo mensal fixo. "Os clientes que fazem a mudança para uma nova tecnologia, obviamente, querem sentir-se seguro. É por isso que nós oferecemos modelos de negócio em que assumimos a responsabilidade por toda a manutenção dos ônibus, incluindo as baterias, para, um custo fixo pré-definido. Esta é uma situação ganha-ganha para ambas as partes ", diz Fredrik Rostad, Chefe da Área Leste da Europa da Volvo Buses.

Ônibus híbridos elétricos da Volvo na operação em Estocolmo

A rota de ônibus que é inteiramente servido por tranquilos, ônibus híbrido elétrico e praticamente livre de emissões de combustível eficiente da Volvo está agora prestes a se tornar realidade, em Estocolmo. Um total de oito ônibus híbridos elétrico será implantado na rota 73, que passa pelas áreas centrais de Estocolmo, a partir de 16 de março.
Ônibus híbridos elétricos da Volvo irá substituir todos os ônibus existentes na rota 73, que circula entre Ropsten e do Instituto Karolinska em Estocolmo.
"Mais e mais cidades agora consideram o tráfego de ônibus eletrificada como uma maneira custo-eficiente de reduzir os problemas da má qualidade do ar e do ruído. Nossa solução faz com que viajar mais atraente e melhora o meio ambiente, sem a necessidade de grandes investimentos em novas infra-estruturas. Em Estocolmo, temos mais uma oportunidade para demonstrar a tecnologia híbrida elétrica em condições comerciais ", diz Volvo Buses 'Presidente Håkan Agnevall.
Silencioso e livre de emissões
Ônibus híbridos elétricos da Volvo irá operar tranquilamente e livre de emissões de eletricidade renovável por sete dos da rota um pouco mais de oito quilômetros, e as baterias serão rápidos carregada por apenas seis minutos no final pára. Como complemento, os ônibus também têm um pequeno motor a diesel que é conduzido em biodiesel. Em comparação com os ônibus convencionais, os híbridos elétricos proporcionar ganhos ambientais consideráveis. O consumo total de energia é de 60 1 por cento menor.Emissões com impacto climáticos são reduzidos em 90 1 por cento desde os ônibus vão usar biodiesel e energia eólica . O nível de ruído durante a operação elétrica está no mesmo nível que o tom de conversa comum.
Projeto de colaboração
Serviços que utilizam ônibus híbridos elétrico em Estocolmo compreendem um projeto de demonstração realizado pela Volvo Buses, SL (Stockholm Transportes Públicos) e fornecedor de energia Vattenfall. É pela UE através do ZeEUS (Zero Emission Urban Bus System) do projeto, em que mais de 40 empresas e organizações estão participando co-financiados. Na sequência do projecto de demonstração inicial de que continuará até o final de 2016, a intenção é continuar a usar os híbridos elétricos em operação comercial.
Híbridos eléctricos Volvos também têm sido utilizados em serviço comercial em Hamburgo, Alemanha, desde Dezembro de 2014. 
Fatos sobre o Volvo 7900 Híbrido Eléctrico
Silencioso e livre de emissões quando conduzido em eletricidade.
Pode ser percorrido pelo menos sete km somente com eletricidade, cobrindo a distância em silêncio e totalmente sem emissões de escape.
60 por cento menor consumo de energia em comparação com um ônibus diesel convencional.
75 -90 por cento das emissões de dióxido de carbono menor do que um ônibus diesel convencional, dependendo do combustível.
-Carga rápida no final pára em seis minutos
Valor estimado, em uma rota de ônibus da cidade de 10 quilômetros, em comparação com um ônibus diesel Euro 6.
Fonte: http://www.volvobuses.com/


Veja como ficou o novo layout do ônibus do Atlético



Sócios escolheram o design do veículo após concurso promovido pelo clube
O Atlético definiu o novo layout do ônibus do clube. A escolha foi feita após um concurso voltado para os sócios. O modelo “Só se veste por amor” foi o vencedor ao conquistar a preferência de 70% dos torcedores. Foram 1742 dos 2465 votos recebidos.
A enquete durou dez dias e tinha como segunda a opção um layout diferente, com o destaque para a frase “Nos legou o sangue forte”, que levou 723 votos. As duas frases são trechos do hino do clube.
O novo ônibus será enviado pela montadora no segundo semestre. Um sócio acompanhará a entrega.

terça-feira, 24 de março de 2015

Novo Ideale.

Robustez e Conforto
Solução eficiente e versátil para o setor de turismo e fretamento, o Ideale agora circula com estrutura mais larga e carroceria com design modernizado. Mudanças que combinadas ao bom desempenho do modelo e o reduzido valor de manutenção, propiciam conforto e segurança ao usuário e oferecem excelente relação custo/benefício ao operador de fretamento em linhas com curtas e médias distâncias.
Medidas do Veiculo:
COMPRIMENTO: máx. 12.700mm
ALTURA: máx. 3.480mm
LARGURA: máx. 2.550mm

domingo, 22 de março de 2015

Cascavel recebe dez novos ônibus para o transporte coletivo

Cascavel recebeu dez novos ônibus do transporte coletivo. 
Os novos veículos do tipo Padron são maiores dos que circulam pela cidade.
Hoje foram apresentados apenas seis no calçadão da cidade, os outros quatro chegarão na semana que vem. 
Segundo a Prefeitura da cidade, sete veículos estavam com o prazo de circulação vencido e por conta disto serão substituídos. Além do que foi incendiado, há um mês no bairro Santa Cruz. 
De acordo com o presidente da Cettrans, um projeto de lei foi apresentado para ser votado na semana que vem sobre a utilização da bilhetagem eletrônica. Se caso aprovado, haverá uma redução em até R$ 0,40 na tarifa do transporte.
Fonte: Redação catve.com

sábado, 21 de março de 2015

Ônibus de cara nova na Região Metropolitana do Recife

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Os ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife estão de cara nova. Depois da licitação do sistema – parcialmente em vigor há oito meses –, os coletivos ganharam uma nova estratégia de identificação pelo passageiro. Além de um novo layout, com cores que distinguem o consórcio de operadores e a área de circulação, a principal mudança é a predominância do número das linhas sobre o nome. A estratégia está sendo adotada para modernizar o sistema e conectá-lo com os recursos tecnológicos oferecidos, principalmente, nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ou seja, a ideia é estimular os passageiros a localizar o coletivo pelo número da linha e, não mais, pelo nome, como historicamente é feito.
A alteração, explica o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu, pretende facilitar a consulta aos sistemas inteligentes de informação de horários e itinerários dos ônibus. “Até então, sempre tivemos o hábito de identificar as linhas pelo nome. Com a proliferação dos aplicativos para smartphones e tablets vimos que é necessário trabalhar o número das linhas junto ao usuário. A utilização desses APPs, por exemplo, exige o número. É mais fácil digitar uma sequência numeral do que um nome por extenso”, explica. Por isso, a identificação numérica está mais visível no letreiro dos novos ônibus. Uma campanha educativa está sendo organizada pelo órgão gestor em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana–PE) para orientar os 2,2 milhões de passageiros diários.
“A mudança é mais do que necessária. Muitos sistemas no Brasil são identificados dessa forma. É uma alteração urgente, que representa a modernização do transporte. Muitas pessoas já fazem uso de diversos aplicativos para ver o horário e itinerário dos ônibus”, defende o presidente do Urbana–PE, Fernando Bandeira. A priorização numérica também será fundamental quando o sistema oficial de monitoramento dos ônibus (Simop – Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) estiver funcionando plenamente na região metropolitana. O Simop está sendo testado pela empresa espanhola Etra, que venceu a segunda licitação realizada pelo governo do Estado – a primeira foi anulada depois de problemas. O contrato foi assinado em janeiro de 2014 e tem custo de R$ 42 milhões. Por enquanto, os testes acontecem apenas em três das cinco linhas de BRT (Bus Rapid Transit) em operação.
Foto: Divulgação/Conorte
Outra novidade provocada pela licitação do sistema é em relação à quantidade de dígitos para identificação das linhas e do número de ordem dos coletivos. “Agora serão quatro dígitos no lugar de três. Tanto a linha quanto o número de ordem do veículo ganharam um dígito a mais, exatamente relacionado ao consórcio que a opera. As linhas do consórcio 1, por exemplo, passarão a ser identificadas assim: 1.042. Por enquanto, apenas os consórcios 1 e 2 (Conorte e Mobibrasil) que tiveram os contratos assinados estão operando com o quarto dígito. Os outros cinco entrarão assim que a licitação for homologada”, explica André Melibeu.
O novo layout dos coletivos é mais uma novidade. A mudança estava em teste desde o segundo semestre do ano passado e agora foi oficializada. O projeto foi contratado pelos empresários e submetido à aprovação do Grande Recife Consórcio. “A proposta é fazer com que o passageiro associe a cor do coletivo à região da cidade onde ele circula. Todos têm a cor branca predominante no corpo do veículo. Já a capota e as laterais seguem um combinado de cores que remetem ao consórcio que opera aquela linha. Queremos que o usuário identifique o seu ônibus pela cor da parte superior. Também investimos na identificação das áreas de embarque e desembarque para facilitar o acesso”, explica Fernando Bandeira.
As cores escolhidas são vivas e contam um pouco da história de cada empresa que compõe o consórcio. “Já temos 230 novos coletivos nesse padrão e serão 430 até o fim do ano. Embora os contratos dos cinco lotes ainda não tenham sido assinados, decidimos adquirir os veículos no novo padrão”, acrescenta Bandeira.
Confira as cores de seis dos sete consórcios que irão responder pelo sistema de transporte.
 O Lote 2 (Consórcio Mobibrasil) não está incluído porque, por enquanto, opera apenas com linhas de BRT e do SEI.
*Confira o vídeo da Matéria:

Prefeitura testa ônibus articulado em São Luís

A Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta quarta-feira (18) mais um teste em ônibus articulado nas vias de São Luís. O veículo tem capacidade para 180 pessoas, é climatizado, adaptado para pessoas com deficiência e passará 45 dias em testes na linha Terminal da Praia Grande/Calhau. Com tecnologia que possibilita melhor manobra do veículo permitindo a locomoção em vias menores, os ônibus estão sendo apresentados como uma alternativa para a melhoria do sistema de transporte na capital.
O objetivo do teste, segundo explicou o secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, é fazer uma avaliação econômica com o veículo para que, dentro da licitação de transporte prevista para maio, o modelo possa ser inserido. O estudo de viabilidade prevê a inserção de 30 a 40 ônibus, principalmente nas linhas que ligam terminal a terminal.
Na apresentação demonstrativa realizada nesta quarta-feira, o veículo saiu da sede da SMTT (Ipase) e percorreu o percurso da Via Expressa, Avenida Carlos Cunha, Beira-Mar, Terminal da Praia Grande, Anel Viário, Cajazeiras, Praça Deodoro, Avenidas Castelo Branco, Colares Moreira, Holandeses e Daniel de La Touche.
Na ocasião, técnicos da secretaria, das fábricas de chassi e carroceria do ônibus, e da empresa São Benedito (responsável pelo veículo) estiveram presentes na viagem demonstrativa e entrevistaram passageiros convidados a participar do teste para fazer avaliações pessoais sobre o veículo e a realidade vivenciada no cotidiano da linha.
O mestre de obras, Raimundo Nonato Madeira, morador do bairro João de Deus, disse ter uma grande expectativa em relação a entrada em operação dos ônibus em São Luís. "Os ônibus articulados vão permitir o transporte de um maior número de pessoas, o que, com certeza, será bom para os passageiros", disse.
A garçonete Lucia Souza, moradora do bairro Monte Castelo, também disse que vê a entrada em funcionamento dos ônibus como uma boa alternativa para melhoria do transporte público. "Tem mais espaço e conforto para o usuário. Será mais difícil lotar", comentou.
Canindé Barros destacou que a avaliação dos passageiros é fundamental nesse momento. "Ela servirá para levarmos para licitação o que é melhor para a população. É a população que vai dizer o que é melhor para o sistema", enfatizou.

'Montagem criminosa' em postagem contra ônibus

                       Imagens: Facebook Cidadão Campista
Denúncias infundadas tentam enganar povo; documento usado na montagem é de um outro veículo e não os novos financiados pelo Fundecam
O que o dono da página não contava era que os usuários não levariam muito tempo para descobrir a farsa. Um deles, leitor de O Diário, apontou a "montagem", sugeriu a pauta e o jornal buscou informações sobre o fato. A foto na montagem realmente era de um dos ônibus que estão circulando na cidade, entretanto o documento era de outro veículo. Bastava comparar as placas para descobrir a verdade.
Após perceber a mancada da página, o usuário Andynho Rosa ironiza a postagem. "Que ridículo! Não precisa entender muito de ônibus para comprovar essa mentira que essa página postou! Tentando induzir a população!", afirma o internauta.
Quem não gostou da publicação foi o presidente do Fundecam. Segundo Otávio Amaral, não seria exagero consultar os advogados. "É uma denúncia falsa. Temos as notas fiscais de todos os 85 ônibus financiados pelo Fundecam e posso garantir que todos são zero quilômetro. Isso é um absurdo. É até cabível ver com advogados para analisar o caso", afirma Otávio.
Ação pode acontecer
De acordo com o advogado Antônio Maurício Costa, uma ação judicial em relação à postagem realmente pode ser cabível. "Primeiramente comunicaria a um delegado para abrir um inquérito e a partir disso pediria a retirada do conteúdo. A ação seria contra o Facebook e posteriormente analisaríamos as outras circunstâncias", disse. Através da assessoria de imprensa, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campos (Setranspas) também reafirmou que os novos ônibus são todos zero quilômetro e que a montagem é leviana. 
O Jornal O Dário tentou contato com o administrador da página através do próprio perfil, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Ônibus são invadidos por bumbuns em campanha contra câncer

Portal Terra
Os ônibus de Chicago foram invadidos por bumbuns. Mas, foi por uma boa causa: divulgar a importância do exame de toque contra o câncer de cólon ou reto, o segundo mais fatal nos Estados Unidos. As informações são do Bored Panda.
A campanha é realizada pela instituição de caridade Meredith Milacres para aumentar a conscientização sobre o câncer de cólon e câncer retal, cobrindo as partes traseiras dos ônibus de Chicago com os "cofrinhos" que convidam os passageiros a fazer o exame.
O câncer de colón tem cura com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Somente nos Estados Unidos, ano passado, 136.830 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Ônibus 100% elétrico estará em teste em Joinville

Veículo começa a circular na semana que vem pela cidade.
Um ônibus 100% elétrico será testado pelo sistema de transporte coletivo de Joinville a partir da próxima semana. 
A apresentação do coletivo para a imprensa acontece na segunda-feira, dia 23, às 10h30, no estacionamento localizado nos fundos do Centreventos Cau Hansen (acesso pela rua Orestes Guimarães).
Os testes fazem parte de uma parceria da Prefeitura de Joinville e as empresas concessionárias do sistema, Gidion e Transtusa com a empresa chinesa BYD, fabricante do veículo. Antes de Joinville, o ônibus circulou em Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, também para testes.
Durante sua permanência no sistema de Joinville, o ônibus fará as linhas Norte/Sul e Sul/Centro. O veículo tem autonomia para rodar 250 km, o que permitirá realizar 30 viagens dessas linhas. 
Para recarregar a bateria são necessárias 5 horas, que consomem 324 kWh. As baterias utilizadas são de fosfato de ferro e ficam localizadas no teto do veículo e sobre as suas caixas de roda.
O ônibus tem um custo operacional que pode ser de até 75% menor do que um veículo similar movido a diesel, dependendo da operação. 
O veículo é silencioso, não poluente e confortável para o usuário. A capacidade é para 80 passageiros, sendo 22 sentados e 58 em pé. O modelo também tem espaço reservado para usuários de cadeira de rodas.
Os testes fazem parte de um conjunto de iniciativas em busca de tecnologias inovadoras e mais sustentáveis, projeções de melhorias de mobilidade urbana e economia que serão avaliadas a longo prazo.
Modelos semelhantes vêm sendo testados, desde 2011, em diversas cidades do mundo, como Nova Iorque, Bogotá e Londres.

SET e Prefeitura de Sao Luis entregam 24 novos onibus

O Sindicato das Empresas de transporte de passageiros e a Prefeitura de São Luis entregaram na manha desta quinta-feira (19) 24 novos veículos que atendem a região do Turu. Os coletivos substituirão veículos que tenham mais de 10 anos de uso.
Veja os detalhes na reportagem de Mayara Rego no link abaixo

Pioneira recebe seis novos ônibus amanhã

Esses coletivos substituirão os mais antigos que continuam em operação...
(Crédito: Arquivo CGN)
Seis novos ônibus serão oficialmente repassados amanhã (20) para a Pioneira, uma das empresas que opera o transporte público de Cascavel, e deverão entrar em operação ainda na semana que vem, após o cumprimento de alguns requisitos legais, como emplacamento. A informação foi repassada pelo assessor de imprensa Caio Gottlieb.
Ainda de acordo com Gottlieb, na semana que vem outros quatro ônibus, encomendados pela empresa Capital, ficarão prontos e na sequência também passarão a ser usados. Há ainda, de acordo com a assessoria, outras encomendas realizadas, aguardando o atendimento da demanda pela fábrica. Esses coletivos substituirão os mais antigos que continuam em operação.
Nesta manhã, usuários do transporte público enfrentaram problemas, devido ao fato dos ônibus da Linha Direta ficarem sem circular entre as 05h e às 07h. O Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Cascavel), responsável pelo ato, disse que o objetivo era chamar a atenção para as condições dos ônibus, porque segundo a entidade, estão com oito ou mais anos de fabricação, o que seria proibido por contrato. As empresas negam.

Presidente do Setransp anuncia 300 novos ônibus para a capital

Presidente do Setransp afirma que valor da tarifa é necessário para garantir qualidade do serviço 
Foto: Marcos Nunes Carreiro
Amanda Damasceno e Marcos Nunes Carreiro
Sobre o valor da passagem, Décio Caetano afirmou que não há previsão de aumento nem redução do preço cobradoO presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp), Décio Caetano, confirmou que Goiânia contará, em breve, com 300 novos ônibus. Destes, 70 devem chegar à cidade nos próximos dias e o restante deve começar a operar até o próximo semestre.
De acordo com Décio, os ônibus terão maior capacidade, sendo articulados e biarticulados e devem atender todas as linhas região metropolitana e substituir os ônibus que não são acessíveis.
O presidente do Setransp explicou que o compromisso de adquirir esses veículos data do ano passado, porém com a crise econômica, as empresas não obtiveram crédito para a compra. Com o reajuste da tarifa, a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC) determinou que a aquisição seja feita.
Sobre o BRT Norte-Sul, Décio explicou que, com a construção da estrutura para a operação doBus Rapid Transit, os veículos que já operam serão substituídos pelos de alta capacidade, como os que operam no Eixo Anhanguera.
Valor da Tarifa
Sobre o valor da tarifa de ônibus (atualmente R$ 3,30), Décio afirmou que não há previsão nem de aumento nem de redução. A diminuição do preço da passagem inviabilizaria os investimentos que estão sendo buscados. “O crédito que está sendo buscado é com base nessa tarifa praticada hoje”, explicou.
O presidente da Setransp garantiu ainda que o Governo de Goiás e a Prefeitura estão buscando recursos para, no ano que vem, viabilizar uma desoneração do usuário.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Ônibus da Continental Pneus leva tecnologia à 11 estados

Lhays Feliciano
A primeira parada será hoje e amanha, 19 e 20, na Bravo localizada na Rodovia BR 324, 8890, KM 8,5.P
Divulgação
Até novembro serão visitados 11 estados brasileiros e o Distrito Federal
A Continental colocou o pé na estrada para exibir o ônibus da marca totalmente renovado por dentro e por fora. Partindo ontem, 18, de Camaçari o veículo percorrerá as cidades de Dias D'Avila, Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Brumado, Jequié e Vitória da Conquista até o dia 6 de abril.
O projeto do ônibus foi idealizado levando em consideração o ContiLifeCycle, uma alternativa para a gestão de toda a vida do pneu de carga da Continental. Ela começa com o pneu novo e continua com serviços de ressulcagem e recapagem até o suporte para a destinação final correta da carcaça ao final de sua vida útil. Seu interior foi planejado para incluir espaços para a exibição de produtos e serviços, áreas de convivência e uma sala para a realização de reuniões e de pequenos treinamentos.
Até novembro ônibus percorrerá doze estados brasileiros levando aos revendedores e frotistas a linha de produtos, as tecnologias inovadoras e os serviços desenvolvidos pela empresa para esse segmento. A primeira parada do ônibus será hoje e amanhã, 19 e 20, na Bravo localizada na Rodovia BR 324, 8890, KM 8,5, Pirajá em Salvador.
O onibus fica aberto de 8hras às 18hrs e os visitantes poderão interagir com monitores que projetam vídeos sobre a empresa, conhecer detalhes das bandas de recapagem ContiTread, que mantêm as mesmas características dos pneus de carga da marca, proporcionando performance equivalente à original em sucessivas recapagens, tanto na entrega de alta quilometragem como no baixo consumo de combustível. Além disso, um totem exibe em cortes os detalhes da estrutura de um pneu ao mesmo tempo em que diversos modelos da linha ficam em exposição.
Inúmeros sistemas e equipamentos tecnológicos estão expostos no interior do ônibus, entre eles está o ContiPressureCheck. Projetado especificamente para uso em veículos comerciais, a solução monitora constantemente e fornece, em tempo real e on-demand por meio de radiofrequência, informações sobre a temperatura e a pressão de cada pneu do veículo. Sinais sonoros alertam o condutor sobre eventuais problemas relacionados à operação dos pneus antes que eles se tornem uma preocupação crítica.
Este sistema já é comercializado no Brasil e é integrado através de sensores fixados na parte interna dos pneus, por uma CPU instalada na parte inferior do veículo e por um display, fixado no painel de instrumentos na cabine

terça-feira, 17 de março de 2015

App colaborativo fiscaliza a segurança dos ônibus brasileiros

“Fiscal a bordo” incentiva cidadãos a denunciarem irregularidades e imprudências.
Muitas vezes, quem busca uma viagem tranquila e segura de ônibus acaba vivendo um verdadeiro pesadelo. Velocidade acima do permitido, manobras imprudentes e veículos mal conservados são algumas das principais queixas dos passageiros, que sentem-se desprotegidos e descontentes com os serviços prestados pelas empresas de transporte.
Mas um aplicativo criado por três jovens brasileiros pode ajudar a mudar esse cenário. Chamado de “Fiscal a Bordo”, ele indica a velocidade em que o ônibus está se deslocando. Caso esteja acima do limite permitido na via, é possível realizar uma denúncia com apenas dois toques na tela. O app também possibilita registrar a insatisfação com o serviço, indicando falta de higiene, falta de cinto de segurança, superlotação e ônibus quebrado.
Lucas Montano, 25, formado em Sistemas de Informação, é um dos criadores do app. Conversamos com ele sobre esta iniciativa:
De onde surgiu a inspiração para criar o projeto? E quanto tempo ele levou para sair do papel?
A inspiração veio ao escutar em uma rádio a notícia de um acidente de ônibus em Glorinha (Rio Grande do Sul). O aplicativo foi desenvolvido em quatro dias e colocado no ar em seis dias após a idealização.
Qual foi a principal motivação para levar a ideia adiante?
A motivação foi muito grande no início, nós queríamos ajudar os passageiros a denunciar o excesso de velocidade – e a confirmação desta necessidade veio, infelizmente, no decorrer de mais acidentes de ônibus.
Você acredita que a colaboração e a participação dos cidadãos em iniciativas como o Fiscal a Bordo pode efetivamente ajudar a reduzir acidentes e imprudências?
Sim, o principal objetivo do projeto não é a exposição negativa das empresas, mas sim a motivação das pessoas em cobrar por um serviço melhor e pela segurança. Nós queremos criar um canal de comunicação entre os passageiros e as empresas de transporte.
Como você avalia a repercussão e participação das pessoas no projeto até agora?
A repercussão foi bem grande no início, alcançamos 500 usuários em dois dias, mas conforme o assunto foi saindo de pauta dos jornais, a procura pelo aplicativo caiu. Estamos estudando maneiras de fazer com que as pessoas continuem motivadas a continuar denunciando. Novidades no aplicativo estão por vir.
É uma ideia muito bacana, não?
Se você quer compartilhá-la e fazer a sua parte por um trânsito mais seguro, acesse o site do projeto.
O aplicativo está disponível para Windows Phone, iOS e Android.

Kibon transforma ponto de ônibus em máquina de sorvetes

Que tal dar uma volta pela cidade degustando um sorvete? É essa experiência que a Kibon e a Otima estão proporcionando aos paulistanos. Por meio de uma ação inédita em abrigos de ônibus no Brasil, uma sampling machine foi instalada dentro do painel publicitário da Avenida Paulista, 2319.
A campanha foi desenvolvida pela agência Borghi/Lowe para divulgar o novo Fruttare Mousse de Morango. Para experimentar a novidade, basta digitar o número do CPF no equipamento, que estará disponível no local até 23 de março, das 12h às 18h.
"Fruttare é uma marca alegre e criativa que busca trazer ativações inusitadas dentro de suas campanhas. Essa é uma forma divertida de gerarmos experimentação e mostrarmos o diferencial do nosso produto", afirma Katia Ambrosio, Diretora de Marketing da Kibon.
Segundo Violeta Noya, presidente da Otima, a ação é um bom exemplo da versatilidade que a mídia em abrigos de ônibus possui. "Trata-se de um projeto bastante especial para nós. Com tecnologia e criatividade, podemos transformar nossos painéis e surpreender o público nas mais diversas situações", diz.
Além da ação especial, a divulgação também conta mais 50 faces de mobiliário urbano com mídia da campanha de Fruttare Mousse Morango, veiculadas em pontos estratégicos da capital.

FUNDAÇÃO MARCOPOLO REALIZA QUARTO PASSEIO CICLÍSTICO MARCOPOLO

Estão abertas as inscrições para o 4º Passeio Ciclístico Marcopolo, que será realizado no dia 15 de março, a partir das 9h30, em Caxias do Sul. O evento deste ano deverá contar com a participação de aproximadamente 500 ciclistas.
Realizado pela Fundação Marcopolo, o evento tem como objetivo promover o bem-estar, a qualidade de vida e a integração dos colaboradores da empresa, seus familiares e a comunidade, e incentivar o uso do transporte alternativo para a preservação ambiental com a redução da poluição emitida pelos veículos automotores.
Segundo Osmar Piola, diretor da fundação, o trajeto do Passeio Ciclístico Marcopolo terá 13 quilômetros, com saída na garagem da Visate e chegada na igreja de São Luís da Terceira Légua. “A ideia é facilitar o acesso dos participantes, assim a largada será próxima ao centro da cidade. Também escolhemos um percurso com menos subidas. O evento vem crescendo a cada ano, com maior número de participantes.” 
Os ciclistas contarão com a escolta dos batedores da Polícia e da Brigada Militar, carros de apoio e ambulância durante todo o trajeto. A organização colocará posto de abastecimento e de descanso, e transporte de retorno para os participantes e suas bicicletas de São Luís da Terceira Légua até o local de partida, na garagem da Visate. O 4º Passeio Ciclístico Marcopolo conta com o apoio do MarcoSaúde, da Visate e da Brigada e Polícia Militar.
As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, na Fundação Marcopolo, das unidades Ana Rech e Planalto, ou no local de largada. Para participar é necessário ter idade mínima de 10 anos e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. Os menores terão que estar acompanhados dos respectivos responsáveis.
Crédito das fotos: Arquivo Marcopolo

sábado, 14 de março de 2015

Neobus na Volvo Ocean Race

A Neobus marcou presença na segunda etapa da Volvo Ocean Race 2014/2015 – não em mar, mas em terra. Durante a passagem da competição pela África do Sul, a Neobus expôs o seu veículo N10 380 na Volvo Ocean Race Village.
Em abril, os competidores partem da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, em direção a Newport, cumprindo a sexta etapa do evento.
Fonte: Site da Neobus

ANTT publica minuta da regras sobre linhas interestaduais de ônibus

Ao invés de concessão, transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros será através de autorização. Medida visa acelerar delegação da atividade
ANTT publica minuta da regras sobre linhas interestaduais
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quinta-feira minuta da resolução que regulamentará o modelo de autorização das linhas interestaduais e internacionais de transporte rodoviário, que vinha sendo aguardada pelo mercado por conta de seu impacto em empresas como a fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo.
As ações da companhia lideravam as alta no Ibovespa nesta quinta-feira, subindo quase 9 por cento, com agentes do mercado esperando crescimento da demanda por ônibus, uma vez que incertezas sobre os termos e condições da regulamentação vinham levando empresas de transporte a postergar a renovação de suas frotas.
No ano passado, a aprovação da Medida Provisória 638 estabeleceu que a outorga de serviço de transporte terrestre regular interestadual e internacional de passageiros seria realizada pelo regime de autorização, em vez dos regimes de concessão e permissão, para acelerar a delegação da atividade.
A ANTT será responsável por conceder a autorização às empresas.
A minuta da resolução publicada nesta quinta prevê o enquadramento das empresas de transporte em quatro perfis, de acordo com a capacidade operacional, e dos ônibus em três tipos, de acordo com indicadores técnicos.
Linhas de até 150 quilômetros poderão ser operadas pelas empresas com ônibus de menor potência, de 210 cavalos, e motor dianteiro ou traseiro. As linhas de 151 a 500 quilômetros poderão ser operadas pelos ônibus tipo B, com 300 CV, e as acima de 801 quilômetros somente pelo tipo C, com 340 CV, ambos com motor necessariamente traseiro.
A resolução também vai dispor sobre os terminais, garagens e pontos de apoio que poderão ser utilizados.
A minuta da resolução ainda será submetida a audiências públicas para o recebimento de contribuições. Uma ocorrerá em 24 de março, em São Paulo, e outra em 9 de abril, em Brasília.
"O processo deve durar 30 dias e é bastante aguardado pelo mercado", escreveram os analistas Bruno Savaris e Felipe Vinagre, do Credit Suisse, em nota a clientes. Os analistas estimaram que, com um marco regulatório claro, a demanda por ônibus interestaduais deve melhorar ao longo do segundo semestre de 2015.

Consórcio HP ITA recebe encomenda complementar do Millennium BRT da Caio Induscar

O Consórcio HP ITA, empresa goiana que opera no Transporte Público do Distrito Federal, está recebendo 25 Millennium BRT, da Caio Induscar, complementando o pedido anterior de 40 unidades.
As 25 unidades adquiridas, farão parte das operações da Bacia 3, que atendem regiões como Núcleo Bandeirante, Samambaia, Riacho Fundo I e II, e Recanto das Emas.
Montado sobre chassi Mercedes Benz, o modelo segue as normas de restrição de emissão de poluentes, baseadas no padrão do motor Euro V. 
Os ônibus são equipados com ar condicionado, elevador, poltronas totalmente estofadas, vidros fixos colados na cor fumê, para-brisa tripartido, que facilita a manutenção. Pensando na segurança e melhor dirigibilidade, o BRT também conta com Sistema Multiplex, que identifica falhas no sistema operacional e elétrico do veículo, computador de bordo, ventilador e cinto de segurança com regulagem de altura para o motorista.
Os Millennium BRT Articulados, possuem 18.600 mm de comprimento e 2.600 de largura, com lotação total de 139 passageiros, e total acessibilidade.
Para a Caio Induscar, é gratificante produzir carrocerias que se adaptam às necessidades do cliente, aliando design, tecnologia e conforto aos usuários. É parte de nossa missão contribuir para o avanço do Sistema de Transporte Público do país.
Fonte:  Caio Induscar

Comil fornece Versatile para a renovação de frota da Viação São Luiz

Veículos serão utilizados para fretamento no estado de MG
A Comil Ônibus, uma das principais fabricantes de ônibus do Brasil, realizou a venda de dez Versatiles para a Viação São Luiz, uma das empresas pioneiras e mais tradicionais do ramo de transporte de passageiros na região centro-oeste. O modelo adquirido, projetado para suportar diferentes terrenos, é uma solução diferenciada para o segmento de fretamento, bem como para linhas rodoviárias de curta e média distância. 
A parceria entre Comil e Viação São Luiz existe há mais de 10 anos. Até hoje, mais de 150 ônibus Comil foram comprados pela viação, que possui uma das frotas com a menor idade média do Brasil. “A Viação São Luiz é um dos nossos grandes parceiros. Temos muito orgulho de fazer parte de 90% dessa frota de ônibus e de fornecer para esta empresa que é referência no cuidado que possui com a sua frota”, afirma o representante comercial da região de Minas Gerais, Fabriccio Tascine. 
Os veículos adquiridos serão utilizados na operação de empresas de mineração e a escolha pelo Versatile se deu pelo seu custo x benefício e por sua durabilidade e resistência, já que atuará na mineração e é necessário que os ônibus tenham robustez. 
Sobre o Versatile 
O ônibus possui conceitos avançados em metodologia de projeto e construção de carrocerias, além de um perfeito casamento entre design e componentes funcionais que colaboram para o conforto do passageiro e condutor. A estrutura externa do veículo é construída em curvaturas acentuadas, produzindo o efeito de afinamento frontal e transferindo para lateral a continuidade das linhas de estilo, além de maximizar seu efeito aerodinâmico. Seus componentes foram especialmente desenhados para o modelo, tais como conjunto ótico frontal e traseiro, e contam com investimentos tecnológicos, que buscam eficiência funcional aliada à qualidade do material aplicado. Possui também itens de série como janelas coladas na região da cabine e do vigia traseiro e aro de rodas laterais.
A intercambialidade de peças entre modelos, característica dos produtos Comil, também está presente no Versatile, onde janelas e componentes de iluminação possuem os mesmos componentes que demais modelos da marca. Outro destaque é a funcionalidade e eficiência de pequenos detalhes, a exemplo de puxadores, portinholas, tampas de manutenção e sistemas de abertura.
Quanto à área interna do veículo, os avanços podem ser percebidos já na entrada do mesmo, em que a cabine do motorista é contemplada com ar direcional, porta-copos, acústica eficiente, entre outros itens de conforto para o condutor. O saguão de passageiros prioriza a otimização do espaço para promover o máximo de conforto. Os portas-pacotes são equipados com lâmpadas de led, bem como todo o ambiente interno, proporcionando uma requintada iluminação. Conforme a opção do cliente, o modelo também pode trazer ar-condicionado em sua configuração.
Fonte: Comil Ônibus

Vendas ressaltam sucesso do novo Campione 3.25

Com apenas três meses de lançamento, o novo modelo já é referência no segmento
Reestilizado para ser a melhor opção no segmento de fretamento e em linhas rodoviárias intermunicipais e interurbanas, o novo Campione 3.25 já pode ser encontrado nas ruas e estradas do Brasil. Lançado durante a FetransRio, em novembro de 2014, suas primeiras unidades foram produzidas para a empresa catarinense Lancatur, que já está com os ônibus em rodagem. 
Além da modernidade e estilo da carroceria, o novo modelo é uma solução completa, aliando conforto, economia, segurança, design diferenciado e com facilidade de manutenção e reposição de peças, para satisfazer passageiros, frotistas, condutores, profissionais de manutenção e sociedade. A otimização realizada na estrutura, mantendo a já consagrada durabilidade estrutural da linha Campione e a intercambialidade de peças entre os modelos, também está presente nesta carroceria. 
Atuante no estado de São Paulo e reconhecida pela sua liderança em qualidade, a empresa IPOJUCATUR adquiriu seis ônibus deste novo modelo para a sua frota. Além da IPOJUCATUR, outros clientes também já realizaram o pedido de suas unidades deste Campione. É o caso da empresa Kopereck, atuante no estado do Rio Grande do Sul que optou pelo Campione 3.25 pelo design do novo modelo, reforçado pela confiança que a empresa tem nos produtos Comil. “Conhecemos o novo 3.25 na FetransRio em novembro do ano passado e gostamos da beleza e estilo da carroceria. Esse fator, aliado à confiança que temos na Comil, construída ao longo dos anos com os produtos dessa fabricante que já possuímos em nossa frota, fez com que optássemos pela aquisição do novo Campione 3.25”, afirma Flávio Kopereck, proprietário da empresa.
O Campione 3.25 também é destaque em carros com projetos especiais, como é o caso dos ônibus produzidos para o Campus Salina do Instituição Federal Norte de Minas Gerais, Prefeitura de Urupá/Rondônia e Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. Nestes casos, o projeto do ônibus foi adaptado para atender as necessidades de cada instituição.
Fonte: Comil Ônibus

Comil cresce 17% no segmento urbano em 2014.

Cada vez mais a Comil Ônibus torna-se destaque no mercado. Uma prova disso, é seu crescimento de 17% em 2014 em participação no mercado interno no segmento urbano, mesmo em um ano em que o mercado interno como um todo decaiu 6%. Esta alavancagem é resultado das conquistas importantes em sua trajetória, como o fortalecimento de parcerias estratégicas a partir da conquista de novos clientes e a consolidação de vendas para empresas que já possuem modelos Comil, possível a partir da inauguração da sua planta industrial em Lorena/SP, considerada a fábrica de ônibus mais moderna da América Latina, a qual completou um ano de operação em dezembro de 2014. 
A planta é especializada nos modelos Svelto e Svelto Midi com motorização dianteira, e seu processo é voltado a soluções de alta qualidade para o transporte coletivo urbano. Com agilidade operacional e baixo custo de manutenção, o Svelto é o elo entre o bem-estar do passageiro e a rentabilidade do frotista. Um veículo que possui uma característica construtiva única no mercado nacional e que se destaca pela robustez estrutural garantindo uma excelente relação de peso, baixo ruído interno e firmeza ao conduzi-lo. Além disso, o Svelto atende a todos os requisitos das normas vigentes de Acessibilidade e de Ergonomia.
Confiantes da qualidade e das soluções técnicas dos modelos urbanos da Comil, as empresas Expresso Medianeira, Auto Viação Chapecó, ODM, Grupo Evangelista, Cidade de Corumbá, Grupo Nif, Piracicabana, entre outras, adquiriram recentemente unidades de Svelto para aperfeiçoar suas frotas.
O grupo baiano ODM adquiriu 40 unidades para atuar em Salvador e região metropolitana. A opção pelo modelo de urbano da fabricante gaúcha se deu pela qualidade da estrutura e pelo custo x benefício do produto. Para Marcelo Santana, da ODM, “essa compra vem confirmar a parceria entre as duas empresas e consolidar a relação de confiança que a ODM tem nos produtos da Comil”.
Já o Grupo Evangelista, que fez uma compra de 139 ônibus urbanos no final de 2014, adquiriu mais 67 carros no início de 2015. A nova venda é resultado do fortalecimento técnico e comercial que vem sendo construído desde o início das primeiras tratativas com o grupo. “A Comil fez um trabalho de base passando em todas as empresas da Evangelista, entendendo as necessidades da operação, ouvindo as solicitações das equipes de manutenção e buscando a melhoria contínua do produto, o que nos possibilitou fortalecer a parceria com o Grupo, um cliente muito especial para nós”, comenta Luciano Tedesco, Engenheiro de Vendas da Comil.
Para João Amado, gerente comercial da região de São Paulo, “a fábrica de Lorena veio acrescentar para a trajetória da Comil um crescimento que demarca uma nova fase para a empresa, o que é comprovado com os números de crescimento no segmento urbano do último ano.”
Fonte: Comil Ônibus

sexta-feira, 13 de março de 2015

Mascarello inova na linha Roma 2015.

A linha ROMA 2015 recebe novas cores, novo design e novos opcionais.
Além disso, aumentamos os integrantes da família com os novos ROMA M4 e ROMA R4. 
As nomenclaturas dos veículos ROMA agora têm a letra ¨R¨ como definição para os modelos com motor Traseiro e a letra ¨M¨ para os modelos com motor dianteiro.
Essas mudanças vão facilitar a identificação dos veículos, tornar a Linha ROMA mais competitiva e criar maior impacto nos clientes, que vêm os produtos Mascarello como uma participação importante no mercado de ônibus rodoviário.

Veja como ficaram as nomenclaturas da nova Linha ROMA:
Roma 310 motor dianteiro, mudou para ROMA M2.
(larg. 2500mm / alt. 3200mm / comp. 9600mm à 12400mm)
Roma MD motor dianteiro, mudou para ROMA M4. 
(larg. 2600mm / alt. 3600mm / comp. 11500mm à 13200mm)
Roma 340 motor traseiro, mudou para ROMA R4.
(larg. 2600mm / alt. 3600mm / comp. 12000mm à 14000mm)
Roma 350 motor traseiro, mudou para ROMA R6.
(larg. 2600mm / alt. 3700mm / comp. 12000mm à 14000mm)
Roma 370 motor traseiro, mudou para ROMA R8.
(larg. 2600mm / alt. 3900mm / comp. 12600mm à 14000mm)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...